F-104 G - Marineflieger - Marinha Alemã
Histórico:
O Lockheed F-104 Starfighter é um interceptador monomotor, supersônico de alto desempenho, desenvolvido pela empresa Lockheed dos EUA.
Foi originalmente desenvolvido para a USAF, onde serviu de 1958 até 1969, voando em unidades da Guarda Aérea Nacional até 1975. A NASA os utilizou para diversos testes até 1994.
Em suas várias versões operou na Guerra do Vietnã, nas Guerras Índu-Paquistanesas voando pelo Paquistão, onde ocorreu o primeiro combate supersônico da história contra um Mig-21 Indiano, também combateu por Taiwan na disputa da ilha de Quemoy.
Foi fabricado pela Aeritalia sob licença (versão S), com modificações para a força aérea italiana e podia usar misseis AIM-7 Sparrow e voaram até 2004.
Utilizado pelo Japão, e famoso por interceptar aeronaves soviéticas "perdidas" bem próximas de território japonês.
Foi o primeiro jato a utilizar o famoso canhão giratório M-61.
A versão G , a qual será a mostrada neste trabalho, foi a versão adotada pela OTAN, tinha a capacidade de interceptador para qualquer tempo, caça de defesa e ataque, foi adotado principalmente pela Alemanha, teve diversas melhorias incorporadas, como maior resistência de sua estrutura, melhores aviônicos e radar além de maior gama de armamentos.
A Alemanha operou essa aeronave na Luftwaffe e Marineflieger, sendo na marinha utilizado na função ant-navio, e na força-aérea como caça e ataque ao solo.
É um dos aviões com maior taxa de acidentes, apelidado de míssil com asas e fazedor de viúvas, devido a quantidade de pilotos que perderam a vida em acidentes, só na Alemanha, 115 pilotos foram vitimados, dos 916 Starfighters das duas forças, 292 foram perdidos em acidentes
Países usuários:
EUA
Bélgica
Canadá
Dinamarca
Alemanha
Grécia
Itália
Japão
Jordânia
Holanda
Noruega
Paquistão
República da China (Taiwan)
Espanha
Turquia
KIT:
O kit que vou utilizar é um velho conhecido da maioria, o da marca Sul Coreana Academy:
Um kit bem simples, sem muito detalhamento, com certeza existem melhores no mercado, mas esse é indicado para iniciantes, e como tenho ele há tempos guardado, resolvi monta-lo ;)
O kit vem em dois sprues, injetados em plástico na cor cinza e em baixo relevo, uma transparência que vem solta dentro do saco plástico das grades e uma cartela de decais que só faz a versão da marinha embalada em plástico, o manual de instruções é apenas uma folha com um resumo do avião e o verso as instruções . Realmente um kit simples
Nota:
Muito fraquinho o kit, interior não existe, mesmo na 1/72 ao menos vem algo, mesmo que fraquinho, esse kit vem vazio, o ponto mais critico e a ausência toral dos porões de rodas, ficando um buraco, no meu caso usei cartão telefônico para ao menos fechar a cratera.
Muito fraquinho o kit, interior não existe, mesmo na 1/72 ao menos vem algo, mesmo que fraquinho, esse kit vem vazio, o ponto mais critico e a ausência toral dos porões de rodas, ficando um buraco, no meu caso usei cartão telefônico para ao menos fechar a cratera.
Marcações erradas ou inexistentes...enfim..segue a montagem:
Efeito de fuligem e queima,ficou mais ou menos :( .
Lastro no nariz para evitar que o modelo empine depois de montado:
Devido ao kit ser muito fraco, resolvi não colocar o par de míssil, ficando só os tanques de combustível.
Aqui um scratch teve que entrar em ação, para tapar o buraco onde deviam existir porões de rodas, utilizei cartão de telefone, sou muito ruim de scratch, então foi só para tentam melhorar e tirar a visão do buraco, o plástico foi colado com cola super bonder.
Massa putty nas junções e preto fosco aplicado nas entradas de ar:
Canopye (Transparência), mascarada e porões (já pintados, esqueci de fotografar), também mascarado para pintura inferior de alumínio escovado:
Pré-shading aplicado, ou tentado, sem compressor correto é difícil fazer linhas finas:
Segue aplicação do cinza superior:
Porões sem máscara:
Parte inferior dos tanques de combustível e máscara para pintar o radome no nariz feito com massa pritt-tak:
Mascaramento para pintura dos tanques em laranja:
Decalques:
Sempre utilizo o produto Micro Sol, o mesmo é um amaciante de decais, da jeito em qualquer decalque ruim, e se estiver quebradiço ou sem adesão utilizo o Micro Set:
Finalizado:
Fiz um wash para marcar linhas e fazer sujeira operacional, esse jatos operavam patrulhando o mar:
As fotos não ficaram boas:
Conclusões:
Como mencionei no começo, é um kit simples e fraco em detalhes, com falhas graves como porões, interior e marcação superior onde pintei de beje, que representa uma porta de acesso técnico, fiz a marcação no olho, pois é inexistente no kit, os decais também são ruins, os meus estava quebradiços, talvez pelo tempo que o kit tinha.
Não indico, existem opções melhores como o da Harsegawa e o da Italeri, muito superiores.
Grato pelas visitas.
Abs
Aêêê !! Antes tarde do que nunca !!!
ResponderExcluirMesmo que seja com uma "goiaba cascuda" !!!
Belo trabalho.
Oi, tenho um deste que estou tentando voltar para o hobby... Como vc fez para pintar a carlinga, haja vista que as linhas estão "internas"?
ResponderExcluirOlá como vai ?
ExcluirUtilizei fita Tamiya para mascaramento e corto nos frames com estilete ou bisturi bem devagar, é um trabalho que eu considero bem chato.
Abs
Colou externamente mesmo? Nos outros modelos que montei, os frames são externos, o que facilita o corte da fita com o estilete.
Excluir