terça-feira, 12 de maio de 2009

Mig-25 P - Kondor - 1/72


Mig-25 P - Força Aérea da Ucrânia















Mig-25 da antiga Força Aérea Soviética

História:

O MiG-25 "Foxbat" (designação da OTAN) é um caça interceptador projetado na extinta União Soviética em meados da década de 1960 para se opor à ameaça representada pelo bombardeiro supersônico XB-70 Valkirye, o qual estava em desenvolvimento nos EUA, e seria capaz de atingir Mach 3, possuindo alcance intercontinental, para atingir alvos dentro da URSS partindo de bases nos EUA, sem escalas ou reabastecimento em vôo.
O Valkirye fez seu primeiro vôo em 1964, mas pouco tempo depois, o programa desse novo bombardeiro foi cancelado. Contudo, na União Soviética, o desenvolvimento do novo caça prosseguiu. Tal como o avião que deveria interceptar, ele possuiria velocidade máxima de Mach 3 ou superior e seria armado com quatro grandes mísseis AAM AA-6 Acrid, na designação da OTAN, sendo dois guiados por infravermelho e dois por radar semi-ativo. O MiG-25 entrou em serviço operacional em 1970, como interceptador projetado para destruir seus alvos além do alcance visual (combates à curta distância não fazem parte de seu projeto, a manobrabilidade do avião é pouca para essa finalidade e ele não dispõe de um canhão montado internamente) e como aeronave de reconhecimento estratégico desarmada, variante MiG-25R, a qual dispunha de câmeras fotográficas de alta resolução ou radares de varredura lateral (SLAR), especialmente desenvolvidos para essa finalidade. Essa variante é ainda mais veloz que o interceptor.
Ainda hoje o MiG-25 continua em serviço, mesmo apesar de seu sucessor, o MiG-31 (baseado no desenho do próprio MiG-25, porém com turbofans em vez de turbojatos).
Atualmente ainda é encontrado em serviço na Rússia (treinamento), Líbia, Síria, Azerbaijão e Bielo-Russia como interceptador e reconhecimento, a Ucrânia a Índia e a Bulgária já deram baixa em seus Fox Bat's. As unidades iraquianas foram todas destruidas ou capturadas pela coalizão.

Desde a desativação do SR-71 Blackbird, o Mig-25 detém o título de avião á jato mais veloz do mundo.






Foram fabricadas diversas variantes:

# MiG-25P Foxbat A
# MiG-25RB Foxbat B
# MiG-25RBV Foxbat B
# MiG-25BBT Foxbat B
# MiG-25R Foxbat B
# MiG-25PU Foxbat C
# MiG-25RU Foxbat C
# MiG-25U Foxbat C
# MiG-25RBK Foxbat D
# MiG-25RBS Foxbat D
# MiG-25RBSh Foxbat D
# MiG-25RBF Foxbat D
# MiG-25PD Foxbat E
# MiG-25PDS Foxbat E
# MiG-25BM Foxbat F

Como visto a versão P que esse trabalho representa e a versão A como classificada pela Otan.

Ficha Técnica:

Tipo: interceptador e reconhecimento
Tripulação: 1
Comprimento: 21.34 m
Envergadura: 12.6 m
Velo máxima: 3,5 mil km/h
Teto operacional: 25000 metros
Capacidade de reabastecimento em vôo: não
Armamento:
misseis:
AA-6 Acrid, AA-7 Apex, AA-8 Aphid


O Kit:O kit utilizado neste trabalho é da marca Ucraniana Kondor, importado direto do país de origem pela loja hobbyterra.

Um kit na minha opnião bom perto de outros do leste-europeu, poucas rebarbas, boa injeção, o plástico utilizado é de boa qualidade e não é muito rígido permitindo que se trabalhe bem com estilete e brocas.

A massa putty tem de ser usada, pois as marcas de encaixe das secções ficam aparentes, e para um bom resultado vai massa em várias partes, que sera mostrada adiante.

No geral gostei bastante da marca, as peças são bem injetadas, o manual é bem ilustrado, e as peças muito bem alinhadas.

Dica: lavar as árvores antes de montar pois vem com óleo desmoldante das injetoras oque com certeza prejudica a pintura, mas nada que detergente não resolva.

Dica 2: Os decais são muito frágeis, a solução foi aplicar verniz em spray na cartela para não perde-los.












Quinta-Feira 21/05/09

Inicio Montagem:

A primeira coisa que fiz, foi pintar de "verde-soviético", o cockpit e os porões de rodas, utilizei a cor esmerald green da gunze, não sei se é a exata, mas foi a mais próxima que cheguei, dado o fato que dependendo da foto de referencia a tonalidade muda, e como nunca vi um mig de perto e ao vivo, uso essa cor mesmo, que é bem próxima do real.

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A secção frontal do caça neste kit é separada da traseira, o bico e constituido de duas laterais da fuselagem mais o bico, portanto mandei cola, e deixei secar com o pregador segurando (deixo umas 24 horas assim), lembrando que coloquei chumbo de pesca nesta parte para fazer lastro e evitar que o jato empine depois de montado.

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O bico antes de colar deve-se analizar bem para um perfeito alinhamento, fiz alguns dry-run's (montagem sem cola para teste), e depois mandei cola líquida com pincel e colei com cuidado e fui alinhando a peça:


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Aproveitei depois de colada a pante sianteira e colei o decal do painel, bem fraquinho por sinal, mas como monto o canopye fechado nem se nota, mas fica a dica para quem gosta de melhorar o interior:

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Por fim, comecei a aplicar massa putty, o kit necessita em todas as junções para dar um acabamento mais realista, na imagem massa nas junções do bico e junto a parte traseira da fuselagem colando:

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Terça-Feira 26/05/09:

Continuando a montagem, esta a fase da massa que meu amigo Juliano odeia heheheh


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Detalhe dos locais onde tem de ir massa:

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Parte fontal colada:

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Domingo 15/06/09

Depois de um tempo sem postar, nova atualização:

O kit está mais adiantado doque o blog, porém não quero pular nenhuma etapa da montagem.

Nessa sequência é mostrada a montagem das asas e o começo da aplicação da massa putty, que foi bem usada tapando frestas em todo o kit.

Aproveitei e comecei a montar os misseis, um total de quatro:


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Colei tambem as asas:

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Aqui uma moeda de 1 real para ter uma idéia do tamanho do modelo:

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E na sequência o mascaramento para aplicação de putty:

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Quinta-Feira 02/07/09

Voltando a postar. Desculpa pessoal, mudei de emprego e estou numa correria só.

Mais fotos que eu já tinha tirado.

Na seqüência o mig depois de lixado e todas as frestas devidamente tampadas com massa, observem que são muitas, mas nada que putty não resolva, fica a dica se você for um modelista preguiçoso, não tente montar esse kit.



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Aqui pela primeira vez me aventurei na técnica do pré-shading, que é pintar com uma tinta escura, de preferência o preto, os baixos relevos do kit, para representar um sombreamento e um aspecto mais realista no kit. ( è isso mesmo Juliano ??)

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Usei tinta acrilica acriléx diluida em limpa vidro vidréx com álcool.

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E aqui a primeira demão de cinza humbrol, observe o pré-shading.

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Segunda-Feira 06/07/09

Apliquei a segunda demão de cinza 166 da humbrol, e ficou muito bom !

Aproveitei e pintei os escapes com atinta model master "exaust jet" no pincel.

Segue as imagens:


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Próximo passo pintar a parte preta na frente do cockpit, essa parte era pintada de preto fosco para diminuir o reflexo do sol e evitar atrapalhar o piloto. Tirar as máscaras e colar os trens de pouso e as portas dos porões.


Quinta-Feira 23/07/09

Atualizando !!!

Desculpem a demora o trabalho tem me tomado bastante tempo.

Terminei a pintura do jato, e retirei as máscaras.

O cone do nariz, os detalhes na deriva foram feitos com tinta acrilex fosca diluida com vidréx com alcool.

O preto na frente do canopye tambem feito com acriléx.

Colei os trens de pouso, os traseiros são um pesadelo, bem dificieis de colar e são moles !!!

Depois de muito estudo e tentativas consegui acertar o encaixe e usei bonder gel.

As portas dos porões traseiras tambem dão trabalho, mas nada que paciencia não resolva.

Os misseis joiguei no sabão em pó para tirar a tinta, comprei a Easy Colors e vou usar o branco neles, estavam muito mal pintados.

Próximo passo pintar as armas,e colar nos suportes e esses nas asas, e mandar verniz brilhante.


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Segunda-Feira 27/07/09


Esse fim de semana mexi mais um pouco no modelo, repintei os misseis que estavam péssimos, depois de uma semana no sabão em pó a tinta esmalte e a vallejo sairam fácil. Então testei o branco da marca nacional Easy Colors, e achei sensacional.

Abaixo o resultado:

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Aproveitei que os suportes de armas já estavam pintados na cor do jato (humbrol 166), e colei as armas, detalhe uns 20 minutos após pintar, pois essa tinta seca rápido.

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Utilizei bonder gel, pois essa parte é critica de se colar, e essa cola permite ajustes como o alinhamento dos suportes.

Dica: a furação dos misseis não bate direito com o suporte, portanto e retirei um pino de cada suporte e mantive um para permitir o alinhamento, deu certo.

Comecei a envernizar com cêra Brilho Fácil incolor, e então lembrei que faltava dois detalhes: dois tubos de pitot, o na frente do bico e um na lateral direita, então os colei, nas fotos não dá para ver direito, pois as tirei com o celular e não fica grande coisa a resolução.

Esqueci um detalhe na lateral traseira pois a pintura na fuselagem é da cor do escape do motor, vou estudar se é viável fazer agora ou deixar assim para não estragar a pintura já feita.

Sábado 08/-8/2009Quase no fim !

Apliquei os decais, que por sinal precisam de uma técnica de paciência, pois tem de deixa-los soltar por completo do papel goma, pq senão rasgam.

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Já aproveitei e apliquei o verniz brilhante para selar os decais.


Segunda-Feira 24/08/09

Modelo Finalizado !!!



 Enfim terminei o Mig-25. Deu trabalho, porém o resultado me agradou muito !

Detalhes que requerem a atenção de quem for montar esse kit:

- trens de pouso traseiros
- decais
- secção frontal do canopye

De resto tudo tranquilo, o uso de massa é essencial bem como de paciência. Um kit recomendado para modelistas com experiência média para cima.

Resultado final, aprovei a marca Kondor da Ucrânia e com certeza montarei outros kits da marca.

Segue as fotos de como ficou o jato:





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Mais um trabalho finalizado.

Gostaria de agradecer pelas visitas.

Dúvidas ? Atráves dos comentários ou pelo meu e-mail !

Em breve um novo trabalho.

Abraços

Fernando

12 comentários:

  1. E aí fernando!! Belo kit heeim!! Lembro dele :P Vou acompanhar de perto!! Abs!

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  2. Fala Juliano blz ?

    Hhehe é aquele kit mesmo que nós compramos na Ucrãnia =)

    Estou testando pela primeira vez a técnica do pré-shading, vamos ver oque dá rsrs

    Mas gostei do kit acho que vou encomendar outro para a versão soviética.

    []s

    Ps: seu Nimitz está legal d+, parabéns !

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  3. Aeww fernando!! É isso mesmo, não gosto da fase massa-lixa. Mas acho que agora peguei o jeito da coisa então não tenho reclamado muito ahahahah!!

    O Pré shadding é isso mesmo! Ta certinho, a unica coisa é que vc tem q esconder mais esse preshading, pq ainda está muito evidente :)

    Mas é assim mesmo! Hoje o T-6 aterriza :D abs!!!

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  4. FERNANDO,PARABÉNS,FICOU LINDO!!!
    APROVEITO AQUI PRA DEIXAR MEU MSN PARA AMIGOS QUE QUEIRAM COMPARTILHAR MAIS SOBRE PLASTIMODELISMO...:
    sorriamarcelo@hotmail.com
    UM ABRAÇO!MARCOS

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  5. E ai fernando!! Ta ficando lindão! Q cor é essa do corpo do avião? Abs!!

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  6. Fala Juliano !!!

    esse é cinza 166 da Humbrol.

    []s

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  7. Muito bom o kit mesmo, ingeção perfeita sem falar no resultado que ficou muito bom mesmo, Parabéns!
    Eu só queria mais informações sobre o pre shading e como aplicá-lo corretamente para nao ficar exagerado.
    Obrigado!

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  8. Olá amigo anônimo !!

    Obrigado pela visita e pelo comentário !

    Me envie um e-mail: fernacam@gmail.com para tirar suas dúvidas.

    Sobre o pré-shading, eu tambem estou aprendendo, eu usei tinta acriléx e pintei as regiões de baixo relevo, como junções de placas, asas e etc.

    A idéia é que depois de pintado de o efeito de sombra, oque torna mais real.

    Mas essa foi minha primeira tentativa, e como tive de aplicar três demãos de esmalte, o pré-shading sumiu hehehehe, tudo bem vivendo e aprendendo.

    Mas a forma de aplicação é simples, spo tem que ir tentando ate conseguir, no caso acredito que duas demãos de tinta por cima daria um bom resultado, mas como tive uma pane no aerógrafo dessa vez não deu certo.

    Fica para o próximo.

    Abraços e obrigado

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  9. Coisa linda fernando! Belo trabalho :)

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  10. Fernandão!! Ficou show!! Ele é baixo ou alto relevo?
    Vc poderia fazer um wash nele se fosse baixo, ficaria ótimo! E se for alto um giz pastel nas linhas tb destacaria :D

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