terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Fiat G.91 " Tiger Meet" - revell - 1/72

Fiat G.91 - Força Aérea de Portugal




O FIAT G.91, é um avião de combate monomotor á jato, subsonico de asa baixa e projetado como caça tático padrão para a OTAN. Teve o seu primeiro voo em 9 de Agosto de 1956. Porém, problemas políticos entre os membros da OTAN, principalmente com a França, fizeram com que apenas a Itália, Portugal e Alemanha efetivassem a compra.No total, 657 unidades foram construídas entre 1958 e 1974, entre monopostos de ataque e bipostos de treinamento avançado, incluído 45 do último tipo o G.91Y com muitas melhorias no empuxo e na eletrônica.






Foi Utilizado por Portugal, Itália e Alemanha Ocidental.

Entrou em combate somente por Portugal na Guerra do Ultramar, onde foi empregado como avião de ataque e reconhecimento.

Ficha técnica:

Fabricante: FIAT Aviazione/Itália. (Aeritalia) Sob licença Dornier Werke Gmbh/Alemanha

Tipo: Ataque e reconhecimento

Comprimento: 10,29
Envergadura: 8,56
Altura: 3,98
Área das asas: 16,42 m²

Motor: 1 turbojato Bristol Siddeley Orpheus 80302 com 2270 Kgf kN

Vel máxima: 1073 km/h

Alcance: 315 km

Teto operacional: 13100 m

Armamento: 2 canhões DEFA 30 mm(também modificado para depositos de gasolina) ou 4 metralhadoras Colt-Browning de 12,7 mm, 1814 kg de carga tática (bombas de diversos tipos e pesos e foguetes não teleguiados).


Tiger Meet

O "NATO Tiger Meet" é um encontro anual que tem como fim o objectivo de trocar e melhorar as áreas operacionais. Somente os membros do clube "NATO Tigers" estão autorizados a participar nestes eventos. Outra função destes encontros é a de criar um espírito de corpo entre as "Esquadras" que têm este felino como emblema.





Esse trabalho é para representar um G.91 do 301º Esquadrão de ataque e reconhecimento da Força Aérea de Portugal, que sempre participa do festival.

Hoje em dia esse simpático jato ja deu baixa, ou seja foi aposentado.



O kit:

O kit utilizado neste trabalho é um alemão da marca Revell na escala 1/72.

Um kit bem detalhado, injetado em plástico na cor amarelo, porém na minha opnião achei o plástico um tanto mole e frágil, tendo de redobrar a atenção para não forçar e quebrar as peças, além do uso de massa putty em frestas no encaixe da fuselagem central.

Não aconselho como primeiro ou segundo kit para iniciantes, tanto pelo comentário acima como pela quantidade de decais que formam as listras do tigre.




Fotos das grades, manual e decais:







Quarta-Feira 14/01/2009:

Montagem !!

Como todo kit de avião, a primeira parte a se iniciada é o interior, no caso o assento e o cockpit:

Tinta acriléx preto fosco no suporte do assento e marrom misturado com branco no assento, tambem acriléx e no pincel.

A peça que forma a cabine pintei de cinza us navy, não é branco, mas numa foto vi que era tipo uma cor clara meio suja, e então resolvi usar essa, pois sempre monto com canopye fechado e mal se consegue ver o interior.

Painel de instrumentos em fundo preto fosco, e depois será feito com pincel 000 alguns detalhes.






Como sempre utilizo chumbo de pesca como lastro no nariz do kit, para evitar que empine depois de pronto:



Depois a colagem das asas e o fechamento da fuselagem:






Quinta-Feira 15/01/09

Continuando a montagem.

Ao fechar a fuselagem apareceu uma fresta bem atras da cabine, a solução foi mandar massa putty amolecida com algumas gotas de acetona:




Depois de seca e lixada o resultado:



Asas, profundores e nariz do jato já colados na fuselagem, e massa putty na junção da asa direita com a fuselagem:



Depois de seco, resolvi incrementar e pintar a caixa dos freios aerodinamicos para destacar essa região que vem aberta nesee kit para dar mais realismo depois de pronto, então usei vermelho da decorfix, lembrando que depois ficara só a região que acomoda os freios em vermelho e o dito cujo na cor do kit por cima.

Além disso minha namorada se encarregou de pintar os porões de roda para mim =)



Segunda-Feira 19/01/09

Após as partes pintadas e coladas secarem bem, colei os suportes de armas sob as asas e os detalhes em alto relevo sobre as asas.

Ainda não comecei a pintar o kit, pois meu aerógrafo foi para revisão e manutenção, assim que ele voltar da assistência técnica realizarei a pintura em laranja no kit.

Segue as fotos de como está o trabalho:







Por hora é isso pessoal, assim que o aero voltar novas atualizações



Quarta-Feira 21/01/09

Enquanto o aerógrafo não chega um raro video de um Fiat G.91 da FAP:







Segunda-Feira 02/02/09

Voltando á ativa.

Voltou o aero, então voltei a montagem do G.91, comecei pintando o cockpit de preto fosco:



Fiz tambem a parte mais hata para mim da montagem de um kit, que é o mascaramento das transparencias, uma hora para completar =( :


E apliquei a primeira demão de laranja "tigre", usei a marca acrilex, linha nature colors. A tinta é muito boa, tem uma aderencia muito melhor que as outras acrilex, porém dilui com vidrex, mas mesmo assim precisa diluir bem porque a tinta é meio grossa e entope o aero:


A cor ficou bem legal, aproveitei e apliquei uma primeira demão nos tanques de combustivel tambem:


Acredito que mais uma demão de laranja será o suficiente para deixar o kit legal:



Sexta-Feira 6/02/09:

A idéia e que o kit fique parecido com esse aqui :

Na imagem um Fiat G.91 na escala 1/1 (sim de verdade hehe):


Terça-Feira 17-02-09

Demorei a atualizar, pois fiquei mexendo num outro kit, o do Ant-5, pois sempre monto dois ao mesmo tempo.

No G.91, retirei a massa prit tak que estava protegendo os porões de roda e freio. Aproveitei e colei os trens de pouso que minha namorada já tinha pintado.

Os trens de pouso e rodas encaixaram perfeitamente e ficaram alinhadas de primeira, ponto para a Revell !

Observei que a caixa do freio aerodinamico vai ter de ser retocada, pois ficou um tanto borrada nas beirada, o laranja não chegou ali devido a massa que protegia a região.

Aproveitei e colei os acionadores hidraulicos dos freios.

Ao fotografar o kit obeservei uma pequena falha na pintura do lado direito, a qual será corrijida.

Segue as fotos:











Próximos passos, corrigir a falha na pintura, que mal aparece na foto acima, corrigir o dorso na região do porão do freio, colar as tampas dos trens de pouso e tanques de combustivel e aplicar verniz brilhante.


Quinta-Feira 26/02/09

Aproveitei que não viajei no carnaval e acelerei a montagem, terminei o ANT-5 (próximo kit a ser postado) e faltou pouco para o G.91.


Olhando varias fotos, observei que a parte inferior frontal e na cor branca, representando o "pescoço" do felino que a versão representa. Bem então resolvi mascarar e mandar branco Vallejo com vidrex, e qual foi minha supresa que a mistura deu certo e a cor tão chata fixou de primeira =).

Mas como sempre "escapa" a nuvem de tinta para outra parte, então depois de seca a área pintada, nova máscara, dessa vez feita pela minha namorada para retocar o laranja e aproveitar e retocar uma pequena falha na pintura lateral e no canopye.

Para evitar as marcas de dedo e já preparar o kit para os decais, apliquei verniz brilhante.

Antes aproveitei e arrumei detalhes com pincel em falhas de mascaramento e pintei as portas dos trens de pouso (não fotografei =( ).

Bem chega de papo e vamos as imagens:















Próximo passo, colar os tanques de combustivel, as portas das rodas e começar a decalcar as listras.

16/03/09 - Segunda-Feira

Depois de semanas sem postagens, hoje uma atualização de como está o Tigre !

Demorei á postar pois estou montando outro kit ao mesmo tempo (como sempre faço), e estava sem tempo durante a semana.

Comecei a decalcar e ainda não terminei, pois é decal pra caramba, e da um trabalho imenso, primeiro porque são grandes e segundo porque precisa passar o cotonete com cuidado para tirar as bolhas sem rasgar o mesmo.

Como sempre uso como amaciante e verniz brilhante cera brilho-fácil.

Para fazer o marrom no nariz do jato representando o focinho do felino, usei lapis de olho e pincel.

Alguns decais tem de ser cortados pois ficam quase impossíveis de serem colocados inteiros, por exemplo nos tanques de combustivel. Fica então a dica.

Outra maneira de montar um Tiger meet, e fazer as listras usando tinta e máscaras em vez dos decais, dica que me foi passada pelo pessoal do fórum plastimodelismo.org e na comunidade Plastimodelismo Geral do Orkut.

Como é o meu primeiro Tiger Meet, resolvi decalcar, mas quem sabe os próximos eu não tento com tinta mesmo.

Vamos ao que interessa, ás imagens:


Testando a posição correta do decal:



Decal cortado para melhor aplicação:

















Terça-Feira 14/04/09 - FINALIZADO !!!

Depois de meses de montagem, enfim terminei o G.91, esse deu trabalho, pois queria deixar o mais bonito possível para meu nivel de modelista, além do kit tambem ser presente para minha namorada que tanto me incentivou a fazer a versão Tiger Meet.

Primeiro uma foto do verniz fosco em spray aplicado:





E aqui uma sequência do kit terminado:



























Espero que tenham gostado !!!

Grato pelas visitas e pela paciência =)

Fernando

[]s

14 comentários:

  1. Po fernando tá botando pra quebrar heim!! Cara que kit lindo!!!
    Vai ficar show esse :)

    Nunca vi sprue amarelo hheehe q estranho :P

    Manda bala fernandão!!

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Aii meu Tiger é um dos mais lindos!!!
    Lógio q ele esta fazendo por pedido meu....mais ainda quero aquele com a cara de tigre!!!

    vai ficar lindooooo!!!

    ResponderExcluir
  3. lindão fernando!!! :) só quero ver os decais!!! nuss vai ficar demais!!

    ResponderExcluir
  4. Esse Fiat está a ficar excelente!!
    Os meus parabéns pelo belo trabalho e fico a aguardar o resultado final.
    Descobri este blog quando pesquisava na net fotos do avião original, eu também estou a fazer o mesmo kit, estou um pouco mais atrasado na construção, dê uma olhada no nosso forum, se puder.
    http://forum.modelismo-na.net/viewtopic.php?t=8160

    Um abraço desde Portugal

    João Sampaio

    ResponderExcluir
  5. Aee fernando!! Coloca os decais logooooo to loko pra ver hhhehhehehehehe

    Aproveitando atualiza a lista de links do seu blog, pois o endereço do meu mudou. Agora é http://www.bancadavirtual.com

    Vlw e força nesse amarelão :D

    ResponderExcluir
  6. E ai fernando? Paradão?? Ficou lindo esse modelo heim!! Ele tem algum problema de encaixe? Abs!

    ResponderExcluir
  7. Fala Juliano blz ?

    Pois é fim de semana passado eu estava doente e nem toquei no kit, mas esse fds, vou termina-lo

    realmente e modéstia á parte realmente está ficando bonito esse jatinho !!

    heheh valeu por acompanhar.

    []s

    ResponderExcluir
  8. Fernando ficou fantástico esse modelo!!! CARACA!!! ADOREI!!!!!!


    Vou montar um assim :D

    Posta ele lá na galeria do site!!!!

    Parabéns mais uma vez!!!!

    ResponderExcluir
  9. Muito legal o modelo e o blog excelente.

    Keep it up!

    ResponderExcluir
  10. Ficou bastante bem, e tendo em conta que é um caça 1:72... Prefiro fazer caças 1:32 e bombardeiros 1:72. Já fiz um B-52 1:72, um B-17 1:72 (metade do tamanho do B-52) e dos caças que fiz foram um 'STUKA', um Messerschmitt Bf-109 e um Mustang P-51. Tendo em conta que é um hobby que nem comecei à muito tempo, e que infelizmente tenho que pintar a pincel...

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. obrigado pelo review e montagem deste kit!eu tenho ha ja algum tempo 1G91 k neste momento,ainda 'ta na prateleira,espero comecar nele em breve!1abraco

    ResponderExcluir