sexta-feira, 14 de setembro de 2007

OH-58 D Kiowa 1/72 -Italery

OH-58 D Kiowa
US Army










Histórico:
O OH-58D Kiowa Warrior é um helicóptero mono-motor de reconhecimento armado desenvolvido para o UsArmy (Exército dos Eua). Tripulado por duas pessoas, piloto-artilheiro e navegador.


É utilizado para reconhecimento por ser muito ágil e principalmente para vetorar helicópteros de ataque como o AH-64 Apache Usarmy e os AH-1W Super Cobra do Usmc, em combates anti-blindados, apoio cerrado a infantaria, e ataques a posições fortificadas.

Além da agilidade o Kiowa possui equipamentos sofisticados de monitoramento e controle avançado, como sensores térmicos, sensor infra-vermelho, espectrometros, cameras de alta-resolução sistemas de comunicação avançados em diversas frequencias. instaldos principalmente no domo sobre o rotor principal (" bola") e as antenas sobre e abaixo da cabine de comando.

Nas operações os Kiowa se escondem atras de colinas, morros, copa de arvores, deixando apenas o domo dos sensores na linha de visão, podendo observar os alvos inimigos e se proteger ao mesmo tempo, assim designa os alvos para que os helicópteros de ataque efetuem suas surtidas, tendo o inimigo poucas chanches de se defender, dos ataques supresas, tendo em vista a distanqcia que o OH-58 D fica vetorando os alvos, graças aos seus modernissimos e sensiveis sensores de bordo.




Kiowa disparando foguetes de 70mm :


O Kit:
O kit utilizado nessa montagem foi da marca italiana Italeri na escala 1/72:



Montagem:

Como foi meu primeiro helicóptero e nessa escala ainda tive uma certa dificuldade devido ao tamanho do kit e de suas peças, mas nada que a paciencia resolva =).

Apesar da escala, é bem detalhada, baixo relevo, encaixes muito bons, usei massa putty apenas na parte inferior na junção da fuzelagem e no topo da cabine.


Material Utilizado:
Colas: Liquid Poly da Humbrol , super Bonder e cola branca líquida de escola 3M
tintas: Olive Drab da Humbroll e Amarelo Cadmo fosca da corfix, verde pistache+verde oliva foscas da corfix.
Ferramenta de pintura: Aerógrafo de ação dupla Lince AL-3
Multi-Tak da Pritt
Cera liquida incolor Brilho Fácil para colar os decais
Verniz fosco acrilex diluido em água e aplicado com aerógrafo.

Classificação final:
Gostei muito do quit, a única falha ao meu ver são as transparencias que nem sempre enxaixam certinho da fuzelagem, tendo que utilizar uma camada extra de cola branca e que depois de seca, apresenta alguma irregularidade nas regiõs de transparencia.

Fora isso adorei o kit, o desafio é a melhor parte desse querido e viciante hooby =)

Pretendo montar outros helicópteros inclusive montar um diorama com esse kit do OH-58 D Kiowa junto com um do AH-64 Apache !

Fotos:

























Grato pelas visitas

Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário