BRDM2-U Command Car
Exército Alemanha Oriental - East Germany Army
Exército Alemanha Oriental - East Germany Army
Histórico:
O BRDM2 é um carro blindado anfíbio de quatro rodas de origem soviética. Entrou em serviço no exército vermelho em meados de 1963, nos anos seguintes nos paises do Pacto de Varsóvia, atualmente é encontrado em serviço na Russia e em mais de cinqüenta paises.
Concebido originalmente como um blindado ligeiro de reconhecimento e escolta, para servir em unidades de artilharia e infantaria. Devido ao imenso sucesso teve dezenas de variantes.
Uma caracteristica desses veiculos são as quatro rodas extras, que ficam recolhidas entre os eixos normais, em caso de terrenos muito acidentados, ele se transforma num veiculo de oito rodas. Além disso possuem um sistema que infla ou murcha os pneus para melhor locomoção em diversos tipos de terrenos.
Como comentado é totalmente anfibio, e na água é impulsionado por um jato na parte central traseira.
O BRDM-2 é movido por um motor movido a gasolina com potência de 140 cavalos, desenvolvendo 90 KM/h em estrada e 10 Km/h na água.
O modelo apresentado neste trabalho é a versão U, carro comando, utilizado por oficiais em fileiras de combate para observação e comando de unidades de batalha, equipado com quatro potentes rádios e sistemas de comunicações, além de um gerador de 5 Kw, e computadores de controle de batalha.
A versão U se diferencia das demais por não possuir a torreta artilhada, o teto é reto e com três escotilhas para observação e duas antenas nas laterais.
Nas imagens um exemplar do exército da Alemanha Oriental:
Um modelo com torreta do exército da Rep Tcheca:
O Kit:
O kit utilizado neste trabalho é da marca ACE da Ucrânia na escala 1/72.
Essa marca é especializada em militaria, sendo 80% de seus kits na escala 1/72, recentemente começou a produção na escala 1/48.
Comprei o kit direto da Ucrânia pela loja Hobbyterra, uma loja muito boa e confiavel, os ucranianos são ótimos comerciantes, muito honestos.
Esse é um kit antigo, já se encontra fora de produção, portanto é um molde antigo e vem com várias rebarbas, mas nada que um estilete e paciência não resolvam.
O material é um plástico bom, pois não é nem muito duro nem muito mole, permite o bom controle do estilete.
Os decais permitem versão da alemanha oriental e da Urss, optei pelo primeiro, pois tem poucos kits desse extinto pais comunista.
Sexta-Feira 19/03/2010
Aproveitei que subi mais imagens e realizei nova atualização:
Imagens das grades do kit e do manual:
Decais e pneus (são de borracha).
As grades vem separadas em duas cores, uma cinza e uma branca, a segunda é para montar a versão carro comando, vem com a parte superior da carroceria que é bem diferente da outra, que ao meu entender é para fazer a versão de transporte.
Comecei colando as laterais na parte superior da carroceria, depois colei o chassis e as rodas auxiliares. Utilizei JET odontológico como cola, pois ele funde o plástico como a cola de modelismo, só que bem mais rápido.
Dá um certo trabalho ajustar as partes para que fiquem alinhadas, e depois de colada tem que seguram um tempo até secar, algo em torno de alguns minutos.
Segue as imagens:
Terça-Feira 23/03/2010
O passo seguinte foi colar a frente e a traseira do blindado, nesta hora uma dose de paciência para alinhar as peças que não encaixam perfeitamente.
Aproveitei e apliquei massa putty nas junções, resumindo, foi massa pelo veiculo todo, pois tampei todas as frestas laterais, inferiores e apenas uma superior.
Aproveitei e montei as rodas, é necessário tirar os pontos de injeção para que as rodas fiquem bem e que os pneus de borracha encaixem.
Segue as imagens:
Sexta-Feira 26/03/2010
Atualizando.
Comecei a pintar o blindado, estou utilizando tinta Vallejo, que por sinal não agarra fácil ao plástico e tem que tomar cuidado. acho essa tinta bem chata para acertar o ponto de diluição, sem contar que entope o aerógrafo toda hora, por isso que considero a marca Easy Colors excelente, não tem esses problemas.
Bem vamos ao kit, apliquei a primeira demão de tinta. Observem que já montei as antenas, que foram feitas em scratch com linha de pesca e coladas com bonder gel, ficaram bem legais na minha opnião, e já aproveitei e pintei tudo junto.
Colei tambem os escapamentos, farois e outros detalhes da carroceria como a placa de aço na frente.
Segue as imagens:
Sexta-Feira 02/04/2010
Novas !!!
Aproveitei o feriado e mexi no blindado soviético. Colei as rodas, que são meio chatas, pois é preciso alinha-las para não ficarem tortas em relação ao conjunto, utilizei bonder gel.
Pintei as rodas juntos com os pneus, é fácil limpar a parte da borracha com um cotonete, pois a tinta não agarra, é bem mais fácil que pintar e colocar nos pneus, pois neste caso com a tinta Vallejo ia descascar fácil.
Pintei os silenciosos do escape de marrom e depois com uma leve camada de verde, deixando falhas, para posteriormente representar a pintura queimada pelo calor. Essa parte ainda vai receber um wash localizado, já utilizei esta técnica no tanque AMX que montei, está lá na minha coleção, dê uma olhada para ver como vai ficar.
Aplique tambem um wash no kit todo, utilizando tinta acrilica preta damarca acriléx e água, para realçar os detalhes, dar profundidade e uma cara mais "suja" ao kit.

OBS: a roda traseira não está torta, é ilusão de óptica, olhe a foto de cima hehe.

Depois ainda vou "sujar" um pouco as rodas e partes inferiores para demostrar poeira e terra.
Depois ainda vou "sujar" um pouco as rodas e partes inferiores para demostrar poeira e terra.
E ai fernandão!! Po show de bola o kitesinho!! :)
ResponderExcluirAinda mais um anfíbio! Gosto de todos os anfíbios hehehe :) Vou acompanhar :) Sucesso aí :)
E ai fernando!!
ResponderExcluirShow de bola o kitesinho!! Gosto de todos os tipos de anfíbios :D
Sucesso aí na montagem vou acompanhar :) Abs!!
Olá Fernando.
ResponderExcluirObrigado por indicar meu blog em sua lista.
Retribuirei colocando seu blog em nossas indicações também.
Abraço
Carlos Freitas
PlastiBR
http://plastibr.blogspot.com/