domingo, 1 de julho de 2007

MIG-21 F (Fishbed C) da Força Aérea da Finlândia na escala 1/72

Hoje vou apresentar meu terceiro kit montado, trata-se de um caça de origem soviética muito conhecido, o MIG-21 F Fishbed C que serviu a Força Aérea da Finlândia por 23 anos (1963-1986).








História:

Mikoyan-Gurevich MiG-21 (Микоян и Гуревич МиГ-21) Nome da OTAN Fishbed C)

A história de sucesso do MiG-21 “Fishbed” começou em 1954 quando a Mikoyan-Gurevich iniciou os estudos para um novo caça de linha de frente para as forças da União Soviética. O protótipo E-2 decolou pela primeira vez em fevereiro de 1955 e, após uma série de modificações, a versão E-6 (ou MiG-21F) foi selecionada para produção em 1959. O pequeno MiG-21F, denominado Fishbed pela OTAN, era um caça leve, equipado com apenas uma turbina mas que podia alcançar velocidades superiores a Mach 2.

O MiG-21 esteve em ação frequente na Guerra do Vietnã e foi um dos aviões mais avançados do seu tempo. Tendo suas asas em delta, foi o primeiro avião soviético que servia tanto como caça quanto como interceptador. Era um avião leve, chegando até Mach 2 usando um motor de pós-combustão relativamente fraco, sendo comparável ao americano F-104 Starfighter e ao francês Dassault Mirage III.

Também foi usado extensivamente nos conflitos no Oriente Médio durante os anos de 60 e 70, pelas forças aéreas do Egito, Síria e Iraque contra Israel.

Nas Guerras Indo-Paquistanesas com bons resultados. Essa guerra testemunhou o primeiro combate aéreo supersônico quando um MiG-21 derrubou um F-104 Starfighter Paquistanês.

Esses caças foram usados no começo da Invasão Soviética do Afeganistão mas logo foram substituídos pelos novos MiG-23 e MiG-27.

Devido a falta de informação, detalhes do MiG-21 eram frequentemente confundidos com os caças similares Sukhoi em desenvolvimento.

Com mais de 12.000 unidades fabricadas em diversas versões, o MiG-21 foi o avião a jato mais produzido da história, assim como a aeronave utilizada pelo maior número de forças aéreas no mundo e também o caça que lutou em mais conflitos em toda a história da aviação militar. Sem dúvida um notável avião que ainda continua na ativa, recebendo diversas modernizações que garantem sua sobrevivência nos modernos teatros de guerra.

A Finlândia operou dois modelos o F que é o modelo que o kit apresentado representa e o BIS uma versão mais avançada e com mais capacidade.

A principal caracteristica entre os dois modelos é que o F tinha apenas 3 pontos de armas e o BIS 5 e o tubo de pilot (agulha frontal) mudava de localização no nariz do jato.

Dados Técnicos:

MiG-21F-13 Fishbed-C : Caça monoplace de curto alcançe para ações diurnas. O MiG-21F-13 foi o primeiro modelo de pordução em massa. O MiG-21F-13 era movido por um motor turbojato Tumansky R-11 , era armado com dois mísseis ar-ar Vympel K-13 (AA-2 Atoll), e um canhão de 30mm NR-30.


O KIT:


O kit utilizado foi um da marca Sul-Coreana Academy, na escala 1/72.

O kit vem com decais para duas opções de esquadrões da Força Aérea da Finlândia, porém no padrão de cor prata. Optei pela pintura camuflada, devido ao fato de ter sido feito no pincel, e as tintas metálicas que eu tinha na ocasião (acrilex e corfix) não ficavam legais aplicadas com pincel,

Um kit simples, sem muito detalhes, de baixo relevo e de fácil montagem, não utilizei massa putty, apenas primer e lixa.

Na minha opnião um kit bem agradável e fácil de montar sem muito trabalho.

Unica falha grave que achei foi a ausência total da tubeira do motor, detalhe presente em outras marcas, o porque eu não sei, mas pode ser colocado uma tubeira de resina, oque não foi o caso do meu MIG.


Material utilizado:

Tintas acrilicas fosca: branca, preta, vermelha, cinza, verde-oliva
Tinta esmalte gunze: esmerald green
Cola líquida "Liquid Poly" da marca Humbroll
Pincel macio da marca Tamiya
Primer para metais marca corfix
Cera liquida Brilho Fácil
Pinças, cotonete
Mascara liquida acrilex


Montagem:

Primeiro uma visão da grade (sprue):



Pintura do cockpit: o famoso verde azulado soviético, para chegar próximo a cor utilizei a tinta Gunze esmerald green:



Colagem das laterais, fuselagem colada com cola "liquid Poly" da marca Humbroll, permanecem como na foto por 24 horas:




Após seca como ficou o interior do cockpit:




Asas e profundores já colados, primer aplicado e lixado:




O padrão de camuflagem escolhido para o kit igual a eses utilizado nos aviões reais:




Primeira demão da tinta actilica acrilex verde oliva diluida em água:




Mascaramento para camuflagem feito com máscara liquida:



Camuflagem aplicada: para atingir essa cor foram utilizadas as cores, branco, preto e cinza profundo, todas foscas e acrilicas (acriléx e corfix):




A parte inferior do kit foi pintada com a cor cinza-lunar da decorfix, para tentar se aproximar ao azul utilizado, a cor mais indicada é a Humbroll nº 65 "aircraft blue", o freio aerodinâmico foi pintado de vermelho para destacar a peça e o tanque de combustivel pintado com metacor da acriléx:




Aplicação de decais: utilizo cera liquida "Brilho Fácil" para amaciamento e aplicação dos decais:



Visão Frontal:



Kit finalizado:




Conclusões:

Um kit fácil, agradável e divertido de ser feito, pretendo ainda montar outro igual só que no padrão prata e tambem outrso MIG-21, pois é um dos meu aviões preferidos.

Espero que tenham gostado, qualquer dúvida podem perguntar nos comentários.

Até o próximo kit.

Abraços

Fernando.

Um comentário:

  1. Posso dizer que agora sou fã dessa arte super criativa chamada Plastimodelismo!!!

    Achei mto interessante ter colocado uma breve explicação sobre o kit q estava sendo montado....acho q é uma grande chance de pessoas como eu, q não conhecem a fundo a história deles, de saber um pouco sobre sua origem,com qual objetivo ele foi criado, onde foi utilizado, enfim.....essas coisas!

    Achei um hobby mto interessante e diferente....parabéns Fernando pelo capricho...e pela dedicação que você coloca em cada miniatura que faz!!

    Com certeza vou pesquisar mais sobre o assunto!!!
    bjosss

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