A-7E Corsair II - Marinha dos EUA
O Ling-Temco-Vought A-7 Corsair II é um avião de ataque subsonico baseado para operar em porta-aviões, para substituir o A-4 Skyhawk. Seu design foi baseado em outro jato naval, o F-8 Crusader.
O A-7 foi um dos primeiros aviões de combate a utilizar o HUD, sistemas de navegação inercial via Doppler e um motor do tipo turbofan.
Entrou em operação inicialmente à serviço da USNavy (Marinha dos EUA) durante a Guerra do Vietnam, e foi tambem adotado pela USAF (Força Aérea dos EUA). Foi exportando para a Gécia, Portugal e Tailândia.
O A-7 Corsair II foi codificado com o nick "SLUF" ( "S hort L ittle U Gly F ucker") pelos pilotos.
Veterano de diversos conflitos pelo mundo como:
Guerra do Vietnam, Granada, Líbano, Líbia, Operação Louva-deus contra Iran na guerra Iran-Iraque, Panamá e Guerra do Golfo I na operação Desert Storm/Shield.
A versão apresentada nesse trabalho de montagem representa um A-7 versão E que serviu no esquadrão "VF-113 Stingers" da marinha dos EUA.
O esquadrão VF-113 "Stingers" sediado na base naval de Lemoore, California á bordo do porta-aviões USS Ranger.
Ficha Técnica:
Tripulação: 1, 2(versão TA)
Vel máxima: 1,123 km/h ao nivel do mar
Vel de cruzeiro: 860 km/h
Motor: 1× Allison TF41-A-1 turbofan, 14,500 lbf (64.5 kN)
Raio de combate: 1,150 km
Teto operacional: 12,800 m
Armamento:
- 1 canhão M61 Gatling Vulcan de 20mm giratório de seis canos
- Um par de misseis AIM-9 Sidewinder ar-ar
- Bombas em diversas configurações de tipos e pesos, entre burras e guiadas
(Paveway laser-guided bombs e GBU-15 )
- Misseis ar-terra: AGM-45 Shrike, AGM-62 Walleye, AGM-65 Maverick, AGM-88 HARM
- Bombas nucleares: B28, B57, ou B61
O KIT:
O kit utilizado nesse trabalho é um na escala 1/72 da marca japonesa Fujimi.
Um ótimo kit, muito bem injetado, sem rebarbas, com encaixes muito bons, e que vai levar pouca massa putty.
Ganhei esse kit há uns 12 anos atrás do meu Tio e só agora tive coragem de montar. (meu primeiro trabalho postado nesse Blog o TAV Harrier eu ganhei de uma Tia minha tambem =), ou seja minha familia me apóia no hobby ! )
O kit oferece duas versões de decal, mas a escolhida será a já citada VF-113 Stingers. Além disso vem com varias armas e tanques auxiliares, eu sempre coloco todo armamento disponivel nos meus kits.
Foto da caixa:
Foto dos sprues (Grades), manual e folha de decais:
Assento pintado:
Peso no nariz, utilizo chumbo de pesca:
Laterais da fuselagem coladas:
Para fixar os pesos utilizo bonder gel:
Domingo 07/09/2008
Dando continuidade a montagem, colei as asas, os profundores, a entrada de ar, os trilhos laterais que vão na fuselagem e do par de antenas que vão no leme.
Por falta de atenção não li no manual a inscrição MAKE A HALE, ou seja faça furos, e colei as laterais da fuselagem sem os furos, resultado, não tinha referência para colar os trilhos do missil as antenas na deriva e as antenas ventrais.....
Para não ter de abrir tudo novamente e como eu estava sem a mini-retifica, optei pela técnica da vela, que nada mais é doque com o uso de uma chama de vela para aquecer ou uma agulha de costura ou um clipes e usar para perfurar a região escolhida com devido cuidado é claro para não deformar o kit.
Aproveitei tambem e pintei o escape do motor composto de duas peças, utilizei duas cores humbrol, a 53 gunmetal e a 113 metalic black, o resultado me agradou.
Seguem as imagens:
Entrada de ar:
Técnica da vela:
Asas com furação:
Escape pintado:
Quarta-Feira 10/09/2008
Como só vou mexer no kit no final de semana, pois o mesmo está em outra casa, deixo hoje um video de um A-7 da HAF - Helenic Air Force - Força Aérea Grega, em demostração de ataque com bombas convencionais e incendiárias Napalm.
Domingo 14/09/2008
De volta !
Esse fds fiz a parte que muitos acha chata, eu não ligo muito, faz parte heheheh, que é a aplicação de massa Putty e o lixamento.
Fiz o mascaramento com fita Tamiya 6mm para proteger as áreas que não queria que a massa cobrisse, amoleci com acetona, eu uso a marca Humbrol que é um tanto dura.
As áreas aplicadas foram as tradicionais junções das asas com a fuselagem e na junção da entrada de ar, que deixou fendas visiveis quando colada e após a aplicação da massa irão desaparecer.
Como estou montando um G.91 junto com esse kit, deixei secar para lixar na manhã seguinte, portanto apenas fotos desse processo.
Essa semana vou lixa-lo e colar as peças que faltam e iniciar a pintura em branco e cinza.
Segue as imagens:
Terça-Feira 16/09/08
Depois de seca, retirei as mascaras de proteção e efetuei o lixamento da massa putty, utilizando lixas d'água 220 e 400 e cotonete com acetona.
Colei os diversos sensores do avião, como os da cauda que levaram putty para fechar a fresta entre as duas metades. na parte inferior, no dorso do kit, colei as antenas e os domos de sensores ventrais (lembra dos furos feitos na vela), bem como a carenagem do canhão e a sonda de reabastecimento em vôo.
Aproveitei e cortei uma antena que estava sobrando na parte de cima logo atrás do cockpit, a versão E tem duas mais a luz de navegação, eu cortei e lixei a do meio que estava sobrando.
Colei tambem o exaustor de escape da turbina, que já havia sido pintado.
Aproveitei e pintei o cockpit de preto (á frente do assento) e cinza atras do mesmo. Faltam alguns retoques, mas como na escala 1/72 mal se vê dentro depois que o canopye (transparência) é colado não me prendo a efetuar muita pintura dentro como painéis e detalhes mínimos, pois não dá para ver e quase sempre monto na posição fechada. Tem quem goste, eu particularmente não ligo nessa escala.
Segue as imagens:
Sensor de cauda
Antenas e sensores:
Escape:
Sonda de reabastecimento:
Quinta-Feira 18/09/08
Fiz pouca coisa ontem no kit, pois estava cansado e cheguei tarde em casa.
Pintei os porões dos trens de pouso, escolhi o cinza médio, salve engano é a humbrol 125.
Olhando o local onde cortei a antena que estava sobrando, percebi que ficou uma marca aparente, pois é bem na junção das fuselagens e na parte superior, bem no dorso do jato. Vai ser aplicada putty e lixado com lixa 500.
Devem estar pensando - "pô mas é um kit Fujimi" - , sim mas é um kit antigo com mais de dez anos, mas qual seria a graça do hobby sem esses detalhes hehehe.
Segue as imagens:
Porões pintados:
Local onde sera aplicada massa putty:
Sexta-Feira 19/09/2008
Iniciei a pintura !
Utilizei o branco nº1 da marca vallejo díluida com álcool isopropílico e com o aerógrafo a média abertura fui aplicando leves demãos de tinta .
Fica a dica, aplique a pintura em finas camadas, cubra aos poucos as áreas isso vale para qualquer tinta, o acabamento final fica muito melhor doque aplicar uma quantidade maior para se cobrir de uma vez só.
No caso da Vallejo com álcool seca bem rápido permitindo em dez minutos o resultado mostrado nas imagens à seguir.
Tinta e álcool utilizados:
Parte inferior pintada, amanhã recebera outra demão:
O A-7 ao lado de um F4F-Wildcat, que estou montando junto:
Domingo 21/09/09
Esse fim de semana aproveitei e pintei os flaps, o leme e os profundores do A-7, em branco.
Percebi que a vallejo precisa de um primer pq sai fácil d+ do plástico, e então experimentei o banco acrilico da humbrol, mas pelo jeito a melhor é a coralit esmalte mesmo. Branco é uma cor F@&* !!!!
Aproveitei e montei os suporte das armas e os pintei com sua cor definitiva o cinza 129 da humbrol, que será o mesmo do resto do A-7.
Os tanques de combustivel externos receberam humbrol acrilica branca, mas vou remover a tinta e pintar com coralit.
Essa semana vou tentar mascarar o canopy, retocar o cockpit, colar o canopy, e dar a primeira demão de cinza 129 no kit, vamos ver se consigo,afnal estou montando mais dois kits paralelo a esse e que serão postados nesse blog em breve.
Bem chega de papo e vamos as imagens:
Suporte das armas:
Tanques externos:
Pinturas nos detalhes:
Olha aê o trio que está sendo montado ao mesmo tempo hehehehhehe:
Quarta-Feira 24/09/08
Hoje pintei os trens de pouso e as rodas, aproveitei e repintei os tanques de combustivel externos com coralit, e realmente o resultado me supreendeu !!!
Retirei as armas do sprue e removi as marcas de injeção e colei os misseis AGM-65 Maverick, que são os únicos em duas partes, os demais misseis o par de AIM-9 Sidewinder e os AGM-45 Shrike vem em uma peça só no sprue (grade).
Os pneus eu pinto com a tinta nº 201 da humbrol que é metálica, mas depois de aplicado verniz fosco, ficam com cores bem parecidas a de pneus.
A cor prateada utilizada nos trens de pouso é a nº 11 da humbroll.
As rodas receberão o mesmo cinza do avião a nº 129 da mesma marca das demais citadas.
Segue as imagens:
Trens de pouso:
Rodas:
Tanques de combustivel:
Armas:
Quinta-Feira 02/10/08
Hoje realizei o mascaramento do nariz e pintei de preto fosco, utilizei tinta acrilex diluida em limpa-vidros vidrex, aproveitei e apliquei a segunda demão dentro do cockpit.
Aproveitei e fiz as máscaras nos canopyes e os colei com cola branca escolar, fui colar uma minúscula transparência que representava o visor HUD, porém a mesma saiu voando a uma velocidade incrível da pinça e desapareceu no limbo. nem procurei pois peças minúsculas desaparecem como se tivessem ido para outra dimensão @#&*%$#@, translúcida ainda....
Apliquei uma terceira demão de branco nas asas, profundores e leme, utilizei coralit.
E por fim colei as rodas aos trens de pouso.
A próxima etapa é aplicar o cinza USgray nº 129 e começar a pintar os misseis.
Segue as imagens:
Segunda-Feira 06/10/08
Esse fim de semana iniciei a pintura do cinza, utilizei fita Tamiya para proteger os flaps, leme e parte dos profundores. Apliquei duas demãos do cinza.
Será necessário retocar o nariz com preto devido a "migração" de tinta cinza do aero para essa parte.
Pintei as armas com coralite e apliquei massa putty no par de misseis maverick.
O próximo passo é rtocar o nariz, pintar as portas dos porões de roda, retocar o branco da parte inferior e colar armas e trens de pouso.
Bem vamos ao kit:
Domingo 19-10-08
Pintura finalizada !
Enfim terminei a pintura e retirei as máscaras, gostei do resultado =)
A única parte chata foi que a tina preta do nariz vazou pela mask-tape tamiya e manchou a parte branca do nariz.....#@%¨@&@*
Pintei de branco as armas que faltavam e apliquei uma segunda demão nas já pintadas.
Canopy frontal pintado de preto, sim o A-7 tinha o canopye em duas cores nesse esquema e pintura.
Próxim passo, arrumar nariz, e aplicar verniz brilhante, colar trens de pouso e portas dos porões.
Vamos as fotos:
Segunda-Feira 27/10/08
Atualizado !
Pintura finalizada, consegui arrumar a pintura preta no nariz, deu trabalho mas consegui !
Retirei a massa prity tak dos porões de rodas e colei os trens de pouso. Os encaixes da Fujimi são perfeitos tambem nessa parte, inclusive a inclinação das rodas e abetura ficaram certas, bem exatas e iguais as do avião real ! Ponto para a Fujimi =) !
11/12/2008
Atualizado !!!
Depois de algumas semanas parado, essa semana coloquei a mão no kit !
Foram coladas as portas dos porões de rodas, as armas, retocado o nariz e colada antenas perto do nariz.
Obs: a configuração de armas é para missão SEAD (supressão de defesas inimigas), ou seja atacar as defesas áreas do inimigo, daê o uso de dois tipos de misseis ar-solo.
Obs2: Dica a quem for montar esse kit, cuidado com a porta do porão dianteira direita, o buraco é torto, e a peça não se encaixa e a colagem é um parto, a minha quebrou, eu tive de colar com bonder gel e repintar umas três vezes.
Obs3: Parece que alguns pilones de armas está torto, mas é ilusão de óptica, fiquei meia hora alinhando todos, nas imagens parece que alguns ficaram desalinhados, mas estão certinhos hehe =)
Segue as imagens de como está o kit:
A marca amarela no missil AIM-9B foi feita utilizando máscara feita com fita Tamiya 6mm e tinta humbrol.
O próximo passo agora é aplicar verniz brilhante, decalcar (vai dar outra cara ao modelo), novamente verniz brilhante para selar os decais e aplicar verniz fosco.
Sequência ensinada pelo amigo Juliano que tem resultado em uma ótima técnica.
19/12/2008:
Pequena atualização. Enfim comecei a decalcar o jato.
Falta pouco heheh
23/12/2008 KIT Finalizado !!!!
Enfim terminei o A-7, e gostei muito do resultado, a única resalva foi a parte dianteira do canopy que não ficou como eu queria, vou ter de utilizar apenas fita mesmo, pois a máscara liquida ao ser retirada danifica a pintura.
Consertei com um pincel fino.
Utilizei a técnica do lápis de maquiagem para fazer a fuligem do canhão, risco bem pouco e espalho com um pincel seco.
Segue as imagens do kit sendo envernizado e depois de pronto:
Como eu tinha dito esse modelo representa um jato preparado para missão SEAD, que é supressão de defesas inimigas, ou seja, destruir sistemas anti-aéreos do inimigo, daê o uso dos misseis ar-solo representados neste trabalho.
------------
Feliz Natal à todos
Happy Xmas !!
Obrigado pelas visitas.
Abraços
Fernando
aeee fernando!! que kit show heeim!!! Tenho um desse e vou acompanhar de perto!!!
ResponderExcluirfala fe blz cara, excelente kit tenho um deste tambem vai ficar legal qual seu proximo modelo....
ResponderExcluirlegal este kit, velho quero ver o resultado final heim....
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirKit legal, gostei da técnica de colocar a fita para cobrir os detalhes do avião quando usa a massa putty.
ResponderExcluirAee fernando quero ver terminado :D to acompanhando
ResponderExcluirshow!!! mto 10 fernando!
ResponderExcluirAi que lindoo q esta ficando meu A-7!!!!!!
ResponderExcluirmto bacana fernando!!! :)
ResponderExcluirShow de bola, Fê!!!
ResponderExcluirMto lindo fernando!!! Abs!
ResponderExcluirFernando mas que beleza de kit heim!! ficou lindo demais!!!
ResponderExcluirPintura fosquinha!!! Show mesmo parabéns!!
Feliz natal pra vc e próspero ano novo!!
Lindo, Fê!!! Parabéns!!!
ResponderExcluirUm Natal repleto de saúde, paz, amor e alegrias pra vc e toda sua família. Que Deus os abençõe.
:-) Beijinhos.
Estou aprendendo muita coisa com o amigo. Valeu!
ResponderExcluir