F-84E Thunderjet
USAF - Força Aérea dos EUA.
F-84E Thunderjet
USAF - Força Aérea dos EUA.
O Republic F-84 Thunderjet foi um caça-bombardeiro turbojato fabricado nos EUA de uso diurno.
Originalmente a então United States Army Air Forces(USAAF) solicitou em 1944 uma aeronave com propulsão a jato que cumprisse as missões de caça e ataque ao solo, para operações durante o dia, especificação normal para a época onde existiam aeronaves para cada tempo (diurnas, noturnas, bom tempo e mal tempo), bem diferente das atuais para qualquer tempo.
O primeiro voo aconteceu em 1946, entrou em serviço em 1947, porém devido a diversos problemas estruturais e de motor a já então Força Aérea decidiu cancelar o projeto caso as adversidade não fossem solucionadas ate o ano de 1948, e o Thunderjet não se tornou totalmente operacional até 1949, quando a versão D foi entregue com os problemas corrigidos, e com algumas mudanças visíveis, como a mudança do tudo de pitot para a entrada de ar e aletas adicionadas aos tanques de combustível nas pontas da asas, além de um novo motor, um turbojato J35-A-17.
Atuou na Guerra da Coréia, Inicialmente era o caça padrão da USAF, mas mostrou-se inferior aos Mig-15, e na maioria das vezes eram abatidos por esses, que eram bem superiores. Os F-84 foram então enviados para missões de ataque ao solo, onde se encaixaram na guerra, voando 86.408 missões e destruindo 60% dos alvos terrestres na guerra, e apenas oito caças soviéticos MiG.
Foram construídos 7.524 unidades que serviram na Força Aérea dos EUA e países da OTAN, foi também a primeira aeronave a voar com a Força Aérea dos EUA na equipe da demonstração Thunderbirds. Os Thunderjets voaram pela Usaf de 1948 até 1957.
Países usuários:
Belgica, Dinamarca, França, Grécia, Iran, Italia, Holanda, Noruega, Portugal, Taiwan, Tailândia, Turquia, Eua e Yugoslávia.
F-84 da FAP - Força Aérea de Portugal:
F-84 da IAF - Força Aérea Real do Irã:
Caracteristas (Resumidas):
Tripulação: 1
Tipo: caça-bombardeiro
Motor: 1 × Allison J35-A-29 turbojet, 5,560 lbf (24.7 kN)
Performance:
Velocidade máxima: 622 mph (1,000 km/h)
Velocidade de cruzeiro: 475 mph (770 km/h)
Alcance: 1,600 km, (3,200 km) with external tanks
Teto operacional: 12,350 m
Armamento:
6 × metralhadoras .50 in (12.7 mm) M2 Browning,com 300 disparos cada.
2,020 kg de foguetes e bombas, incluindo 1 × bomba nuclear Mark 7.
Avionics :radar APG-30 ou MK-18.
F-84 E abrindo fogo com foguetes Hvar contra alvos no solo na guerra da Coréia:
O Kit:
O kit utilizado neste trabalho é chinês da marca HobbyBoss da série "easy assembly", um kit muito bem injetado como tradição desta marca, injetado em plástico de boa qualidade, sem rebarbas, com baixo relevo e muitos detalhes.
Um manual colorido bem detalhado e bem explicado, e uma folha de decais muito boa, que oferece duas versões, bem completa para um kit desse série.
Montagem:
Iniciei esse kit colando a fuselagem, que nessa série vem separada em apenas duas partes, oque facilita um bocado para quem quer montagens rápidas:
Em seguida, apliquei a cor Interior Green nos porões de rodas e no interior da cabine:
Á seguir iniciei a pintura da cabine com pincel:
E fiz a parte mais chata na minha opnião , mascarar o canopye (transparência):
Sem brincadeira, demorei quase duas horas fazendo isso:
10/02/2013 - Domingo - Atualização:
Antes de mais fotos, segue um video do Thunderjet:
Seguindo com a montagem, vem a parte da massa putty nas junções da raiz das asas, entre asas e fuselagem, sempre faço isso em meus kits. Fital 3M azul para proteger os detalhem próximos e em seguida putty Tamiya:
E como ficou após a segunda parte mais chata, lixar, lixar e lixar....
Pintura do escape do motor e painel de instrumentos da cabine:
Á seguir a pintura. Utilizei tinta enamel Humbrol nº 11 prata/aluminio , para representar o esquema metálico que as aeronaves da USAF utilizavam.
Aproveitei e pintei os tanques de combustível auxiliares:
Pintura realizada com finas camadas com o uso de aerógrafo, efetuar várias camadas finas em vez de uma só grossa.
14/02/2013 - Quinta-Feira - Atualização.
Sexta - 15/02/2013 - Atualização
Sexta - 15/02/2013 - Atualização
Dando sequência na montagem do veterano à jato.
Apliquei a cor Olive Drab nº155 da marca Humbroll, na parte superior da fuselagem, mascaramento foi feito com fita Tamiya e demorou um pouco pois é uma marcação meio trabalhosa de fazer.
Como ficou:
E contra a luz para perceber a cor fosca contra a metálica:
Em seguida pintei o exaustor do escape do motor e a entrada de ar do motor, como vi que o decal ia ser trabalhoso, pois é uma fita para colar em uma a´rea circular, resolvi pintar de vermelho acriléx e depois usar apenas algumas partes do decal.
E como ficou:
Pintei os foguetes HVAR, com olive drab nas cabeças e cinza medio o corpo, igual referência que vi em pesquisas:
Aqui a foto de pesquisa:
Após a ponta das armas pintadas, mascaramento com fita:
Resultado:
A montagem chegou na fase de aplicação dos decais, para isso sempre aplico cera Brilho Fácil como verniz brilhante, para deixar a superficie lisa e já proteger a pintura.
A versão escolhida dos decais é de um elemento que pertenceu ao 9º esquadrão da ala aérea 49th FBW na base aérea de Taegu - Coréia do Sul em 1951, a aeronave foi apelidada de "SANDY".
Segue a extensa folha de dacais, estes de ótima qualidade:
Amaciantes de decais da marca Micro:
Na parte inferior os decais devem ser aplicados antes das armas e sem os trens de pouso, facilita muito, mas neste caso é necessário, pois as armas vão por cima do decal:
E aqui como está ficando:
Atualização - 22/03/13
Após a colagem de todos os decais, que afirmo mais uma vez, de excelente qualidade, apliquei a cera Brilho Fácil como verniz brilhante para selar os decais e deixar a superficie do kit pronta para receber a técnica do Wash.
Wash aplicado:
FINALIZADO:
Espero que tenham gostado.
Considerações finais:
Um kit muito bom da série Easy da HobbyBoss, bem injetado, com muitos detalhes, sem rebarbas e sem marca de injeção e com encaixes perfeitos. Decais bem impressos e com ótimo filme.
As únicas ressalvas ficam para a ausência das aberturas dos canhões no nariz, o armamento principal desse jato, e os tubos na ponta das asas perto dos tanques, os retirei, pois em nenhuma foto de referência o jato real na versão E possuia esses tubos, o canopye, pela pesquisa que li é da versão G, mas algumar versões E também a usaram, então fica válida.
Grato pelas visitas e até o próximo trabalho.
Abs Fernando
Que beleza !!!
ResponderExcluirQue beleza !!!
ResponderExcluirBeleza, mas tem que lixar como? Helbert
ResponderExcluir