segunda-feira, 22 de setembro de 2014

F-104G Starfighter - Academy - 1/72


F-104 G - Marineflieger - Marinha Alemã













Histórico:

O Lockheed F-104 Starfighter é um interceptador monomotor, supersônico de alto desempenho, desenvolvido pela empresa Lockheed dos EUA.

Foi originalmente desenvolvido para a USAF, onde serviu de 1958 até 1969, voando em unidades da Guarda Aérea Nacional até 1975. A NASA os utilizou para diversos testes até 1994.

Em suas várias versões operou na Guerra do Vietnã, nas Guerras Índu-Paquistanesas voando pelo Paquistão, onde ocorreu o primeiro combate supersônico da história contra um Mig-21 Indiano, também combateu por Taiwan na disputa da ilha de Quemoy.

Foi fabricado pela Aeritalia sob licença (versão S), com modificações para a força aérea italiana e podia usar misseis AIM-7 Sparrow e voaram até 2004.  :clap:

Utilizado pelo Japão, e famoso por interceptar aeronaves soviéticas "perdidas" bem próximas de território japonês.  :lol:

Foi o primeiro jato a utilizar o famoso canhão giratório M-61.

A versão G , a qual será a mostrada neste trabalho, foi a versão adotada pela OTAN, tinha a capacidade de interceptador para qualquer tempo, caça de defesa e ataque, foi adotado principalmente pela Alemanha, teve diversas melhorias incorporadas, como maior resistência de sua estrutura, melhores aviônicos e radar além de maior gama de armamentos.

A Alemanha operou essa aeronave na Luftwaffe e Marineflieger, sendo na marinha utilizado na função ant-navio, e na força-aérea como caça e ataque ao solo.

É um dos aviões com maior taxa de acidentes, apelidado de míssil com asas e fazedor de viúvas, devido a quantidade de pilotos que perderam a vida em acidentes, só na Alemanha, 115 pilotos foram vitimados, dos 916 Starfighters das duas forças, 292 foram perdidos em acidentes  
:espantado:





Países usuários:

EUA
Bélgica
Canadá
Dinamarca
Alemanha
Grécia
Itália
Japão
Jordânia
Holanda
Noruega
Paquistão
República da China (Taiwan)
Espanha
Turquia





KIT:

O kit que vou utilizar é um velho conhecido da maioria, o da marca Sul Coreana Academy:


Um kit bem simples, sem muito detalhamento, com certeza existem melhores no mercado, mas esse é indicado para iniciantes, e como tenho ele há tempos guardado, resolvi monta-lo   ;) 

O kit vem em dois sprues, injetados em plástico na cor cinza e em baixo relevo, uma transparência que vem solta dentro do saco plástico das grades e uma cartela de decais que só faz a versão da marinha embalada em plástico, o manual de instruções é apenas uma folha com um resumo do avião e o verso as instruções . Realmente um kit simples 




Nota:

Muito fraquinho o kit, interior não existe, mesmo na 1/72 ao menos vem algo, mesmo que fraquinho, esse kit vem vazio, o ponto mais critico e a ausência toral dos porões de rodas, ficando um buraco, no meu caso usei cartão telefônico para ao menos fechar a cratera.

Marcações erradas ou inexistentes...enfim..segue a montagem:






Efeito de fuligem e queima,ficou mais ou menos :( .

Lastro no nariz para evitar que o modelo empine depois de montado:






Devido ao kit ser muito fraco, resolvi não colocar o par de míssil, ficando só os tanques de combustível.




Aqui um scratch teve que entrar em ação, para tapar o buraco onde deviam existir porões de rodas, utilizei cartão de telefone, sou muito ruim de scratch, então foi só para tentam melhorar e tirar a visão do buraco, o plástico foi colado com cola super bonder.




Massa putty nas junções e preto fosco aplicado nas entradas de ar:



Canopye (Transparência), mascarada e porões (já pintados, esqueci de fotografar), também mascarado para pintura inferior de alumínio escovado:






Pré-shading aplicado, ou tentado, sem compressor correto é difícil fazer linhas finas:




Segue aplicação do cinza superior:


Porões sem máscara:



Parte inferior dos tanques de combustível e máscara para pintar o radome no nariz feito com massa pritt-tak:





Mascaramento para pintura dos tanques em laranja:








Decalques:

Sempre utilizo o produto Micro Sol, o mesmo é um amaciante de decais, da jeito em qualquer decalque ruim, e se estiver quebradiço ou sem adesão utilizo o Micro Set:







Finalizado:

Fiz um wash para marcar linhas e fazer sujeira operacional, esse jatos operavam patrulhando o mar:

As fotos não ficaram boas:









Conclusões:

Como mencionei no começo, é um kit simples e fraco em detalhes, com falhas graves como porões, interior e marcação superior onde pintei de beje, que representa uma porta de acesso técnico, fiz a marcação no olho, pois é inexistente no kit, os decais também são ruins, os meus estava quebradiços, talvez pelo tempo que o kit tinha.

Não indico, existem opções melhores como o da Harsegawa e o da Italeri, muito superiores.

Grato pelas visitas.

Abs


4 comentários:

  1. Aêêê !! Antes tarde do que nunca !!!
    Mesmo que seja com uma "goiaba cascuda" !!!
    Belo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Oi, tenho um deste que estou tentando voltar para o hobby... Como vc fez para pintar a carlinga, haja vista que as linhas estão "internas"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá como vai ?

      Utilizei fita Tamiya para mascaramento e corto nos frames com estilete ou bisturi bem devagar, é um trabalho que eu considero bem chato.

      Abs

      Excluir
    2. Colou externamente mesmo? Nos outros modelos que montei, os frames são externos, o que facilita o corte da fita com o estilete.

      Excluir