quinta-feira, 9 de agosto de 2012

P-51 D Mustang IV - Hobby Boss - 1/72

P-51 D Mustang IV - USAF






 Photobucket 


 Photobucket


História:

O North American Aviation P-51 Mustang foi um caça norte-americano de longo alcance com motor a pistão, usado na Segunda Guerra Mundial, na Guerra da Coréia e outros conflitos. Cumpria as funções de caça e caça-bombardeiro.

O Mustang foi concebido, projetado e construído pela North American Aviation (NAA), em resposta a uma especificação da Grã-Bretanha. O protótipo NA-73X voou pela primeira vez em 26 de outubro de 1940[1]. O caça fora originalmente projetado para utilizar o motor Allison V-1710, certificado para baixas altitudes, e voou operacionalmente pela primeira vez com a Royal Air Force(RAF) britânica, nas missões de reconhecimento aéreo e ataque ao solo. A versão definitiva, o P-51D, era impulsionado pelo Packard V-1650-7, uma versão do Rolls-Royce Merlin produzida sob licença, e armado com seis metralhadoras M2 Browning .50 (12,7mm).

A partir do final de 1943, os P-51B ( e também P-51D desde a metade de 1944) foram usados pela Oitava Força Aérea da USAAF para escoltar bombardeiros pesados em missões sobre a Alemanha. Já a RAF e a Nona Força Aérea da USAAF usavam os Mustangs motorizados com Merlin como caças-bombardeiros, ajudando a consolidar a superioridade aérea dos Aliados em 1944. O P-51 também foi usado em outras frentes Aliadas, como o Norte da África, Mediterrâneo e Itália, além de limitado serviço contra o Japão na Guerra do Pacífico.

Durante a Segunda Guerra, pilotos de Mustang alegaram terem derrubado 4.950 aeronaves inimigas, perdendo apenas para o Grumman F6F Hellcat entre os caças dos Aliados.

No início da Guerra da Coréia, o Mustang era o principal caça usado pelas Nações Unidas até que os caças a jato, incluindo o F-86, ocupassem seu lugar, com o Mustang passando a ser usado como caça-bombardeiro para ataques ao solo. Apesar do surgimento dos caças a jato, o Mustang permaneceu em serviço em algumas forças aéreas até o início da década de 1980. Depois da Segunda Guerra Mundial e da Guerra da Coréia, muitos Mustangs foram convertidos para uso civil, especialmente para corridas aéreas.

Especificações:

Caracteristicas gerais:

Tripulação :1

Vel. máxima :  437 mph (703 km/h)  em 25,000 ft (7,600 m)

Vel. cruzeiro : 362 mph (580 km/h) 

Propulsão:  1 × motor refrigerado a água Packard V-1650-7  supercharged V-12, 1,490 hp (1,111 kW) à 3,000 rpm

Alcance : 1,650 milhas (2,755 km) com tanques externos

Teto operacional : 41,900 ft (12,800 m) 

Armamento: 6x metralhadoras M2 Browning calibre .50 (12,7 mm) , 2 pontos duros para bombas com capacidade para 907 Kg , ou seis tubos de foguetes não teleguiados de 127 mm.


Esse avião serviu 55 paises após a guerra da Coréia, sendo seus principais usuários originais a Força Aérea dos EUA - USAF, o Mustang ficou famoso por abater bombas voadoras teleguiadas V-1 alemãs e tambem Jatos Me-262 alemães , como exemplo pelo jovem Tenente Chuck Yager, mais tarde o famoso piloto a quebrar a barreira do som.


O kit:

Photobucket 

O kit utilizado neste trabalho é da marca chinesa HobbyBoss, da série easy, uma série de kits bem fáceis de montar, composto por poucas peças, mas muito bem injetado, sem rebarbas, ótimo para iniciantes no hobby, e também muito divertido para modelistas veteranos.

Essa marca tem muitos modelos da Segunda Guerra, já montei um da mesma série o F-6F, já mostrado aqui no blog.

Manual simples, mas bem explicativo, caixa muito bem feita e peças muito bem acondicionadas:

 Photobucket

Montagem:

Como o kit é composto por poucas peças, comecei colando as asas a fuselagem e profundores (pequenas asas traseiras).


 Photobucket 


Depois de colados com o uso de Jet, fiz o mascaramento para a aplicação de massa putty nas junções das adas com a fuselagem e a entrada de ar do compressor de ar na parte inferior do caça:



Photobucket 

Após lixada a parte da massa ficou assim:

 Photobucket

Iniciei a pintura com o amarelo na ponta da hélice quádupla e o cone e cubo da mesma com esse verde puxado para verde-folha, pois essa versão será prata e verde, além do verde interior ou como é mais conhecido no hobby interior green, bem caracteristico de aeronaves deste periodo:

Photobucket


Photobucket


Photobucket


10/08/2012 - Atualização

O dia rendeu, pintei a hélice de preto, utilizando tinta Vallejo Air e aproveitei para testar o solvente da própia marca, e achei muito bom, a tinta rende ainda mais, agarra no plátisco mais fácil e seca mais rápido também, produto aprovado.

Após o preto secar, tirei as máscaras do amarelo da ponta da hélice e montei o cone e o cubo da mesma, segue imagens:

Photobucket

Puty aplicada numa fresta sem uso que vem no kit na parte traseira do canopy:

Photobucket


Photobucket

Para agilizar, pintei o Mustang inteiro, de prateado, utilizando tinta esmalte sintético da marca Humbrol nº 11 , não gosto muito de utilizar esmalte, mas no caso desta cor metálica essa marca é uma das melhores, o verde do cone da hélice também foi pintado com esmalte Humbrol nº 101.

Segue o resultado, essa cor fica muito bem aplicada, basta diluir levemente a tinta, e aplicar em leves e finas camadas pela superficie do kit, em mais ou menos quatro demãos consegui deixar com essa aparência:

Photobucket

A dica que dou é utilizar luvas de latéx para segurar o kit e ir aplicando o esmalte, dessa maneira evita-se manchar a pintura com os dedos e também evita-se sujar as mãos com a tinta, pois é sempre bom evitar o máximo o contato de materiais desse tipo com a pele.

Aproveitei e pintei o assnto do piloto bem como as caixas de equipamento que vão atrás do mesmo, nessas caixas apliquei a técnica do dry-blush para dar uma leve aparência de desgaste e mais realismo, porém pouco vai aparecer.

20/08/2012 - Atualização

Quase lá.  Demorou mais doque eu previa, porém está quase no fim. Apliquei sobre o Capô no nariz o Olive Drab da Humbrol , nº 155, os pneus foram pintados com esmalte Tamiya XF-85 Black Rubber.

Já com verniz brilhante aplicado aguardando os decais:

Photobucket

Essa semana colo os decais, e o escapamento, selo, aplico o washing e aplico o verniz fosco para finalizar.


15/10/2012 - Finalizado !!!

Finalmente finalizado, decais aplicados, além de ótima qualidade, utilizei o fantástico Micro Sol, amaciante de decais, e é incrível, o decal parece que faz parte da pintura.

Efetuei o wash e a fuligem nas armas e nos escapes do motor, selei com cera BF e após seca apliquei verniz fosco em spray da marca Acriléx.

Segue as imagens de como ficou:

Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket



Photobucket


Como já dito, um kit simples e divertido, porém com ótimos detalhes e com ótimos decais e injeções, mais um ponto para a marca chinesa HobbyBoss.

Obrigado pelas visitas e até o próximo trabalho.

Abraços

Fernando

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Ficou lindoo!!
    São todos meus!! rsrs
    brincadeira amor...admiro mtooo este seu talento

    ResponderExcluir
  3. Realmente muito bom !!
    Gosto muito dos kits da hobby boss !!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Realmente muito bom.
    Gosto muito dos kits da hobby boss!!

    ResponderExcluir
  5. Valeu Nardel, obrigado.

    E o seu Mustang ? Quero ver o B sair heim ;)

    Abs e valeu a visita.

    ResponderExcluir
  6. Show de bola. Parabéns.
    Estou com um desse na fila pra montar. Espero que chegue perto da qualidade do seu.
    Um abraço.

    ResponderExcluir