segunda-feira, 11 de junho de 2012

Mirage F-1 CR - Heller - 1/72

Mirage F-1 CR - Força Aérea da França


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História:

O Dassault Mirage F-1 é um avião militar projetado e construido pela empresa francesa Dassault como sucessor do Mirage III. Este jato difere-se das outras aeronaves da família "Mirage" pelo formato das asas em seta e altas, ao invés das tradicionais asas em delta e baixas dos modelos anteriores da empresa.

Disponível nas versões de caça interceptador de defesa aérea, ataque e reconhecimento, o Mirage F-1 é um dos jatos europeus mais bem sucedidos de sua geração, sendo adquirido por doze países para equiparem suas forças aéreas além da Força Aérea Francesa a Armée de L'Air.


O Mirage F-1 serviu como principal interceptador da Armée de L'Air até a entrada do Mirage 2000 em operação.

Impulsionado por um turbojato Atar Snecma que produz 7 toneladas força de empuxo ( 69 Kn : 15000 lbf), é capaz de atingir a velocidade de 2338 Km/h ou March 2,2. 

Além de muito manobrável para combate aproximado, dispõe de uma vasta gama de armamento, principalmente para ataque, além de muitos equipamentos para reconhecimento como sistemas ópticos e de telemetria.

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Modelo CR na Guerra do Golfo I á serviço da França.

Entre suas três versões teve dez variantes (A, B, C, D, E, CG, CR, CT, CZ e AZ) e diversas sub variantes, pois para cada país recebeu uma sigla, porém não mudavam muito nas versões exportadas.

O Mirage F-1 teve e ainda tem uma larga carreira operacional, ainda é operado por alguns paises e é veterano em muitos conflitos.

Entrou em combate pelas seguintes nações: França, Equador, Irã, Iraque, Marrocos, Espanha, Africa do Sul.

Foi ou é operado pelos seguintes países: França, Espanha, Equador, Iraque, Marrocos, Africa do Sul, Grécia, Jordânia, Qatar, Gabão, Irã, Líbia, Kuweit.

A versão que será apresentada neste trabalho e a CR, reconhecimento tático , equipado internamente e externamente com uma vasta lista de equipamentos como câmeras fotográficas de alta resolução panorâmica e vertical , sensores infravermelhos, radar de mapeamento de solo, sensores de telemetria, sensores de medição para emissões eletromagnéticas, além de pods externos para reconhecimento óptico e equipamentos de medição laser.








O Kit:

O Kit utilizado neste trabalho é da marca francesa Heller, na escala 1/72. Um kit antigo que comprei pela internet de segunda mão.

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Além de antigo com os decais um tanto amarelados, a pessoa que me vendeu fez algumas besteiras, como montar os tanques de combustivel errados, tive que separar com cuidado com o estilete e colar novamente e usar massa putty para arrumar, o cara não leu o manual =(.


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Injetado em um plástico na cor cinza e muito parecido com os antigos da Airfix, tanto na cor quanto na qualidade do material, um plástico um tanto fino e com algumas rebarbas, que são facilmente retiradas com estilete ou faca de modelismo.

Estou utilizando como cola o JET odontológico, que é um acrílico auto polimerizante, ou seja funde plástico tranquilamente, funciona como uma ótima cola para o plastimodelismo.

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Como de praxe, o peso colocado no bico do modelo, utilizo chumbo de pesca, colado com cola branca:

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Os encaixes foram tranquilos, as asas, cauda, fuselagem e bico, além dos tanques possuem marcação e/ou pinos guia para a montagem, utilizando JET, em poucos minutos já estava assim:

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Enquanto secava, aproveitei e pintei o interior da cabine com cinza e o assento, o interior é muito simples, e como nesta escala é muito pequeno e sempre monto fechado o canopye (tampa da cabine), não dá para ver nada, portanto no máximo pinto o interior e o assento e aplico um leve dry-blush no painel, mas depois de fechado no máximo se vê o assento do piloto.


Em seguida fiz a parte mais chata na minha opnião, o mascaramento das transparências..... quase nunca acerto com fita adesiva, resolvi apelar para um produto própio, importei  o Micro Mask , um líquido para esse propósito, apliquei com palito de dente. Agora e esperar que dê certo:

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02-07-12 - Atualização

Finalmente chegaram as tintas que faltavam para terminar esse kit, já estavam no Brasil há quase dois meses, oriundas da loja Luck Models de Hong Kong, porém foram retidas pela operação Maré Vermelha da receita Federal..... não paguei imposto, mas esperei quase dois meses para recebe-las..

De quebra veio junto tintas de uma outra encomenda, mas as cores que faltavam eram as duas da vallejo e um cinza XF-54 da Tamiya.


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06/07/2012 - Atualização !!!

Enfim consegui tocar o projeto.

Pintei a parte de baixo do kit com a tinta Vallejo 71049 - Mediun Sea Grey, não sei se equivale a XF-20 da Tamiya, mas foi essa mesmo, a linha Air Model é sensacional, não precisa diluir , além de cobrir bem as áreas pintadas e aderir bem ao plástico, seca rápido bem melhor que a linha Model Color da mesma marca.

Não sei se fiz certo, mas para limpar o aerógrafo usei alcool isopropílico.. limpou bem !

Foto:

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Enquanto secava , fiz a pintura dos tanques de combustível externos, fazer as ondulações da pintura é chato d+, apanhei mais de uma hora para fazer o efeito de máscara com massa Prit Tak e mesmo assim ficou a desejar =( .


Após a tinta curar um pouco, resolvi testar novamente o Micro Mask, para proteger os porões de roda para a próxima fase de pintura.

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11/07/2012 - Atualização

Segue outra atualização do andamento da pintura do Mirage -F1 CR.

Utilizando fita Tamiya 18mm fiz o mascaramento do cone do nariz do jato, e apliquei preto da Vallejo Model Air, diluida com água, cobriu bem a área, aproveitei e também pintei a área a frente do canopy , essa pintura era feita no avião real, com o intuito de amenizar o reflexo do sol a frente do piloto.


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Após uma hora, apliquei a tinta Tamiya XF-54 na área superior e inferior do kit, a tinta diluida em álcool isopropilico é simplesmente sensacional !!!  A melhor tinta acrilica que já utilizei =)

O único porém desta etapa de pintura foi que essa cor é quase idêntica ao Mediun Sea Grey da Vallejo que utilizei na parte de baixo, e quando tirei a máscara a tinta vallejo descascou na parte traseira =/


Mas fiquei feliz com o resultado na parte superior, pois a técnica de pré-shading funcionou =)

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12/07/2012 - Atualização

Continuando para tirar o atraso do projeto.

Resolvi o problema da cor mais clara no dorso do jato, misturei  na proporção de 1:1  o Medium Sea Grey  71049 com o Branco 70951 , ambos da Vallejo e parece que ficou bom =)  

Aproveitei e repintei os tanques de combustível.

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E aqui já sem as máscaras :


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Agora está perceptivel =)


13/07/2012 - Atualização

Hoje apliquei o verde para fazer a camuflagem, utilizei o verde NATO ,da Tamiya  o XF-67, a cor é exata !

Apanhei um pouco para fazer as máscaras com a massa Prit Tak, as mesas acabaram manchando um pouco a pintura em cinza, espero que depois do verniz essas manchas sumam =/ .

Percebi também que perdi a prática em fazer camuflagens com o aerógrafo, resultado de ficar um ano sem pintar nada.

Aproveitei e já colei os tanques de combustível, optei por colar essas peças antes dos trens de pouso, fica mais fácil de aplicar o verniz.

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21/07/2012 - Atualização.

Tocando o projeto !

Colei as duas aletas na parte inferior traseira do F-1, enquanto secava aproveitei e pintei várias peças pequenas que compõe os trens de pouso, as rodas, portas dos porões de rodas, acionadores hidráulicos eantenas, bem como os sensores que vão sob as asas e também a primeira demão de tinta no par de misseis ar-ar.

Os misseis são brancos, porém pintei primeiro com cinza da Vallejo para que o branco fique mais forte e fixe bem, essa cor é bem chata nas tintas acrilicas.

Registrei em apenas uma imagem todas as peças hoje pintadas, as rodas ainda precisam de um acerto.

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Estou tentando acelerar ao máximo, pois ainda tenho muitos kits para montar =)



29/07/2012 - Atualização

Demorei a atualizar, pois apanhei muito na montagem dos trens de pouso traseiros, o manual é mal feito e não explica que o mesmo fica em uma angulação de quase 45 graus, apanhei muito mesmo, acabei alargando os furos erroneamente, tive dificuldade até para colar com Cianoacrilato , mais conhecida como super bonder.

Só consegui mesmo com a ajuda de um amigo modelista o Alessandro Guerra, que me forneceu gentilmente fotos de seu kit um modelo idêntico. Esse foi o pior kit da Heller que montei, a parte do trem de pouso portas dos porões é muito ruim, sem encaixe e mal explicado, fica a dica para quem for montar esse kit.

Quase acabando, depois de praticamente estragar a pintura dos pneus devido ao problema citado antes, aproveitei o fim de semana e colei tudo oque faltava, no caso portas dos porões de rodas, e para minha supresa veio faltando uma das portas traseiras, como contei no inicio desta montagem comprei o kit de segunda mão e veio faltando mais uma peça....  =( .

Aproveitei tambem e pintei os misseis ar-ar  Matra R550 Magic , na cor branca vallejo, precisou de varias demãos pois é a cor mais chata de se usar, saudade das tintas vinilicas da finada marca Easy Colors.

Outra parte pintada no verde Otan foram as duas partes do canopye.

Pretendo finalizar logo, pois esse kit já cansou, muitos problemas.

Segue as imagens:


Enfim com "rodas" e assento:

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Misseis:

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Estava esquecendo do detalhe da parte branca na deriva , parte superior da cauda, então já aproveitei e mandei o branco, a máscara foi feita com fita Tamiya. Comecei também a colar os decais, muito ruins, estão quase sem cola, acredito que devido ao tempo, pois o kit é velho e a folha de decais já estava amarela...

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Atualização - Enfim terminado - 07/08/2012

Enfim terminei o kit, tive vários problemas nessa última etapa, primeiro os decais horríveis que não colavam nem com reza, a solução foi utilizar cola para transparências Model Master....  Além disso quando fui aplicar a técnica do Wash, em vez de utilizar as tintas acrilicas Acriléx, fui testar fazer o procedimento com a tinta Tamiya, deu tudo errado a tinta reagiu com a cera BF, ficou tudo gosmento, quando fui retirar começou a estragar a pintura e manchou em várias partes, ou seja esse kit foi o pior trabalho que fiz, péssima escolha para quem ficou um ano sem montar nada.

Fica a dica cera Brilho Fácil por cima de tinta Tamiya funciona muito bem, mas por cima da cêra nem pensar, reage e estraga tudo.

No bordo de ataque das asas a tinta quase saiu toda, para tentar cobrir o estrago usei lápis de olho sobre a caga@#$% , afim de minimizar o impacto visual.

Segue as imagens do resultado final:


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Opnião final : foi o pior kit da marca Heller que já montei, alguns são bons e outros razoáveis, mas esse é ruim, para quem quiser encarar, atenção nos trens de pouso, e utilize uma cartela de decais de outra marca.

Muito obrigados a todos que acompanharam esse trabalho.

Abraços e grato pelas visitas.

Fernando

5 comentários:

  1. Eu como esposa e fã número 1 dos seus aviões posso dizer que esta ficando lindo!!!

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  2. Eu como esposa e fã dos seus aviões posso dizer que esta ficando lindoo!!

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  3. Tá desencantando heim Fernando!To acompanhando esse F1,aviãozinho show!!Congrats!!

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  4. Incrivel o resultado com as tintas Valejo,vou experimentá-las também,estou começando a trabalhar com acrilicas e essas são faceis de encontrar e com bom custo.E to aqui de olho no F1 ainda heim,caprixa Fernando!

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  5. apesar de seus reclames(eu sei que dá raiva) ficou muito dez. Parabens

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