quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

F6F-5 Hellcat - Hobby Boss - 1/72

Grumman F6F-5 Hellcat



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Histórico:


O Grumman F6F Hellcat é um avião de caça embarcado (uso em porta-aviões) desenvolvido para substituir o anterior F4F Wildcat em serviço da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos.

Criado para enfrentar os temíveis A6M Zero's japoneses, o Hellcat foi um sucesso, com motor potente e blindagem, sendo produzido em massa a partir de 1943 , sendo fabricados 12.272 unidades, entregues até 1945. Participando, com sucesso, de todas as grandes batalhas do Pacífico.

Embora o F6F lembre o Wildcat, foi uma aeronave completamente nova. com novo design e impulsionado por um motor Pratt & Whitney R-2800-10W de 2.000 hp de 18 cilindros, conferia ao "Gato do Inferno" uma velocidade máxima de 605 km/h, a uma potência de 2200hp (uma das maiores da guerra). Com uma razão de subida bem mais alta que a de outros aviões americanos, o Zero finalmente perdeu a posição de melhor caça do Pacífico.


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Antes da criação do Hellcat, o principal caça da Marinha Americana era o Vought F4U Corsair. O F4U, sendo até então o melhor caça americano no pacífico, ainda sofria nas batalhas contra os aviões japoneses (durante toda a guerra, nenhum avião no mundo superou a agilidade do Mitsubishi A6M Zero). E as fabricantes de caças tinham dificuldade em construir um avião a altura porque não se sabia nada sobre os caças japoneses.

Entretanto, em fins de 1942, um Zero quase intacto foi recuperado nas Ilhas Aleutas. Ele foi desmontado, e enviado à sede da Grumman nos EUA. Lá, o avião foi remontado, e testado em vôo. A partir desses resultados, a Grumman desenhou um avião que pudesse enfrentar a destreza dos aviões japoneses. E então nasceu o F6F Hellcat, o primeiro caça embarcado americano com uma especialidade: destruir Zeros

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Dados Técnicos:

Tripulação: 1
Envergadura: 13,05 m
Comprimento: 10,2 m
Altura: 3,99 m
Peso: 4.101 Kg (vazio) e 5.528 Kg (carregado)
Motor: Pratt & Whitney R-2800-10W Double Wasp, radial 18 cilindros (2.200 hp)
Velocidade Máxima: 605 Km/h
Ascensão inicial: 990 m/min.
Teto Máximo: 11.430 m
Alcance: 1.775 Km
Armamento: 6 metralhadoras Browning de 12,7 mm (400 tiros por arma), bombas e foguetes não teleguiados, dependendo da configuração.

Versões: 2 , F6F-3 e F6F-5


Operadores na 2ª Guerra: EUA ( Marinha e Fuzileiros) e Marinha Britânica.


O Kit:

O kit utilizado neste trabalho é chinês da marca Hobby Boss, na escala 1/72. Um kit barato, simples, faz parte da série easy assembly e muito bem injetado, em baixo relevo e com bons detalhes.

Muito indicado para iniciantes, e tambem para modelistas veteranos, que gosta do avião apresentado. exatamente por conter poucas peças, é fácil e rápido de montar.

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Segunda-Feira 18/01/10

Atualizando !

Como eu disse, esse kit é fácil e rápido de montar, na seqüência, fotos que eu eu tirei há algum tempo atrás mostrando as estapas de colagem da fugelagem, aplicação de massa putty, lixamento da massa, e mascaramento do canopye.

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Sexta-Feira 22/01/10

Atualizando !

Como eu tinha comentado, esse kit tem poucas peças e em pouco tempo já fica preparado para a pintura.

Nas fotos à seguir, pintei os trens de pouso de branco e os colei nas portas dos porões de roda, pintados de azul por fora e interior green internamente, além disso já realizei a pintura do azul, feita em três demãos com tinta esmalte humbroll.


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Aproveitei e pintei a hélice de preto e as pontas de amarelo, ambas cores com a tinta easy colors, aproveitei que secam rápido e já colei essa peça no Hellcat:

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Dica: a haste em cima do leme, não vem no kit, fiz com palito de dente, ali no final, irá uma linha ligando a outra haste atrás do canopye, formando a antena de rádio.


Sábado 06/02/10

Atualizando !

Pessoal fiz pouca coisa no kit, apenas colei os trens de pouso sem as rodas e apliquei verniz brilhante para receber os decais.

Apenas uma foto, a hélice sem querer ficou móvel, mesmo colada, por isso está em posição diferente da imagem anterior.

Na imagem da para observar o radiador do motor, pintado com a cor gun metal. O lado interno da porta do trem de pouso pintei de interior green.

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Sábado 20/02/10

Atualização !

Finalizei a aplicação dos decais. Os da marca Hobby Boss, são bons, não rasgam, assentam bem sobre uma superficie lisa, porém a cola é forte e adere rápido, ou seja, não dá para ficar ajeitando muito empo depois da aplicação, portanto treine antes e aplique bem no local, de maneira que os ajustes sejam mínimos, fica a dica de hoje =) .

Após secarem, apliquei outra demão de verniz brilhante, no caso a cera brilho fácil, para selar os decais, e o resultado foi dez, pois nada de silvering nem bolhas, lembrando que uso cotonetes para deixa-los sem bolhas de ar.

Segue as imagens:



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Agora falta apenas aplicar o verniz fosco, pois já fiz um dry-bush nas saídas do motor, representando o fluxo de escape, nas laterais e na parte inferior, e usei a mesma técnica com lápis de olho preto nas metralhadoras, para representar a fuligem, em fotos posteriores a visualização será melhor destes itens.

E para finalizar além do fosco, falta a linha que vai compor a antena.

Por enquanto é isso.


Quarta-feira 03/03/2010

Pessoal, desculpem a demora para atualizar, estou numa correria com mudança de emprego.

No Hellcat só falta tirar a máscara das transparências, comecei a tirar, mas como usei cola branca, requer paciência e atenção, por isso ainda não formalizei o final deste trabalho.

Vou realizar esse último passo e postar as imagens.


Domingo 07/03/2010

Kit Finalizado !!!

Finalmente finalizei o "Gato do Inferno", tive uma certa dificuldade para retirar as máscaras do canopye, pois como já comentei, foram feitas com cola branca, e para retirar usei um estilete de plastimodelismo que tenho para cortar e retirar com cuidado, mesmo assim do lado esquerdo acabei marcando a transparência.

Fiz a antena com linha de costura, fica meio grossa, mas vai assim mesmo, melhor que não ter.

O avião que esse trabalho representa, é um elemento do esquadrão VF-27 da marinha dos Eua no ano de 1944, embarcado no porta-aviões Uss Princeton durante a segunda guerra mundial, e que atuou na frente do Pacífico contra as forças japonesas.

Gostei muito da marca HobbyBoss, kit bem detalhado, bons decais, bons encaixes e nada de rebarba, a série EasyAssembly é indicada para iniciantes e modelistas experientes, custa barato e fica um belo kit na coleção.

A minha única queixa é que não veio a numeração do avião nos decais, oque tira um pouco do realismo.

Segue as imagens:

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Aqui detalhe da técnica de dybrush (pincel seco), para fazer a fuligem do escape do motor e das armas.
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Espero que tenham gostado. Muito obrigado pelas visitas e em breve um novo kit.

Abraços.

Fernando

[]s

7 comentários:

  1. e aeeee fernando!! Parece ser mto bacana mesmo esse modelinho :D

    :) Abs!! boa sorte na montagem :)

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  2. Esses kits da Hobby boss são bem simplesinhos, tem bons detalhes e ainda dá pra fazer uns scratchs legais pra incrementar. Alem do que, é só sacudir a caixa que o bicho sai "pronto" XD

    Estou acompanhando

    Abraço

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  3. Fala Lucas !!!

    è bem por aê mesmo, kits simples, poucas peças, bom detalhes e dá para incrementar como fiz com a haste do leme.

    grato pela visita e postagem.

    []s

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  4. aeee fernandão!! ta quase lá :D
    Mto bons os decais heim? abs!!

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  5. Faaala mestre Juliano tudo blz ?

    pois é falta só 1% hehehe, ja fiz a antena, só falta mesmo arrumar o canopye.

    []s

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  6. Beleza de montagem Fernando. Ficou excelente. Esse é um daqueles top da 2GG que ainda não montei mais chego lá. Devagar e sempre.
    Parabéns.

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