F-21A Kfir Agressor - Marinha dos EUA
Histórico:
O IAI Kfir (leãozinho em hebraico) é um caça israelense de ataque ao solo e defesa aéra, usado nas décadas de 70 e 80 por Israel e até hoje por algumas nações em versões modernizadas.
Em 1967, logo após a guerra dos seis dias, Israel enfrentou um embargo de vendas de armas imposto pela França, sua tradicional fornecedora. Essa foi a origem de um programa para copiar e melhorar o Mirage.
O Kfir resultou da adaptação do motor J79 na célula do Mirage 5. Apesar de mais potente, a adaptação de uma turbina de peso e dimensões diferentes causaram a alteração do centro de gravidade da aeronave e das características de vôo.
O vôo inaugural ocorreu no dia 19 de outubro de 1970 e, pouco depois, foi produzido o Kfir C1, dotado de pequenas aletas dianteiras. O C2 que se seguiu tinha canards(pequenas asas) maiores, para melhorar sua manobrabilidade.
Vinte e cinco Kfir C1 foram alugados para uso da marinha (Us Navy) e treze para o Corpo de Fuzileiros Navais (Usmc) entre os anos de 1985-1989, para atuar como aeronaves "Agressoras", ou seja simulando aeronaves inimigas para treinamento.
Essas aeronaves, designado F-21A Kfir, tinham canards (igual aos C2) em ambos os lados do nariz, que melhoraram consideravelmente a maneabilidade da aeronave, e manipulação em baixas velocidades.
Os aviões alugados para a marinha EUA, foram pintados em um tom caracteristico da aeronaves “agressoras” dois tons de azul e cinza e foram operados pela VF-43. Em 1988, foram devolvidos e substituído pelo F-16N.
As 13 aeronaves alugadas para o Corpo de Fuzileiros Navais foram operados pela VMFT-401 . Além da pintura azul-agressor, o USMC tinha também alguns F-21 pintado nas cores de Israel "deserto flogger" . Estes aviões foram substituídos por F-5E, quando o F-21 foram devolvidos em 1989.
Caracteristicas:
Tripulação: 1
Comprimento: 15.65 m (51 ft 4.25 in)
envergadura: 8.21 m (26 ft 11.5 in)
Altura: 4.55 m (14 ft 11.5 in)
Área das asas: 34.80 m² (374.60 sq ft)
Peso vazio: 7,285 kg (16,060 lb)
Peso carregado: 10,415 kg (22,961 lb)
Motor: 1× Turbojato IAl Bedek General Electric J-79-J1E
Performance:
Velocidade máxima: 2,440 km/h (1,516 mph)
Alcance: 770 km (480 mi)
Teto operacional: 17,700 m (58,000 ft)
Taxa de subida: 233.3 m/s (45,930 ft/min)
Armamentos:
Canhões: 2× Rafael 30 mm (1.18 in) copiados sob licença do DEFA 553, 140 disparos cada.
Foguetes não teleguiados: ar-solo de diversos calibres e tipos além de tanques Matra JL-100 que são metade reservatório de combustivel e metade lançador de foguetes com 19× projéteis SNEB 68 mm rockets e 66 US galões (250 litros) de combustível
Misseis: 2× AIM-9 Sidewinders ou Python-series ar-ar; 2× Shrike (anti-radar); 2× AGM-65 Maverick ar-solo.
Bombas: 13,415 lb (6,085 kg) distribuidas no pilone central e nos 5 pontos duros, incluindo bombas das séies Mark 80, Paveway's, LGBs, Griffin LGBs, TAL-1 ou TAL-2 CBUs, BLU-107 Matra Durandal e pods de reconhecimento.
A versão F-21A foi operada apenas pelos EUA.
As demais versões foram ou ainda são operados por: Israel, Equador, Colombia e Sri Lanka.
O Kit:
O kit utilizado neste trabalho é um antigo da marca Testors. Apesar de na caixa indicar que é da Testors e da Italeri juntos, acredito ser somente da primeira e distribuido pela segunda empresa.
Um kit cheio de falhas de encaixe, percebe-se ser um molde bem antigo, apesar de conter detalhes e ser baixo relevo, os encaixes deixam muito a desejar, tem ue usar muita massa putty e paciência.
Sexta-Feira 04/09/2009
Algumas imagens do kit:
Grades e manual:
Painel:
E aqui com a fuselagem já colada e mostrando muitas frestas:
Frestas:
Sabádo 05/09/09
Hoje lixei a massa toda e retoquei as valas, nem frestas são hehe, de tão grandes.
Aqui uma foto do Kfir máscarado e com a massa aplicada, mais uma vez deixo a dica da putty amolecida com acetona de tirar esmalte, deixa a aplicação ótima e fácil.
Depois da lixa, observem a diferença sem as frestas:
Quinta-Feira 10/09/2009
Começando a pintura !
Aproveitei o feriado e colei as peças que faltavam, como os canards (pequenas asas), as entradas de ar na parte superior e inferior e os suportes de armas, que no caso do F-21 leva sensores de simulação de combate.
Feito isso, apliquei a primeira demão de cinza da tinta easy colors, 14 partes de branco para 1 de preto.
E tambem branco nos porões de rodas como observei em fotos, em pesquisa feita pela internet.
Como a tinta desta marca seca rápido, já protegi os porões com algodão e mandei o cinza.
Não dá para perceber muito, pois tirei as fotos com meu celular e o cinza naval deste esquema agressor é parecido com a cor do plástico do kit, mas depois vocês irão perceber a diferença, quando eu tirar outras fotos.
Aproveitei e pintei o escape do motor com a cor jet exaust da marca model masters:
DICA do dia: A tinta Easy Colors é nacional e excelente, somente tome cuidado ao utilizar em ambiente pouco ventilado, e mesmo em locais ventilados use uma máscara, o cheiro é fraco, mas eu me empolguei e fiquei com a cara perto do kit e inalei os vapores, e aê veio uma dor de cabeça bem forte.
Portanto, como a grande maioria dos produtos usados no Hobby, a máscara é essencial.
Sexta-Feira 11/09/2009
Um video com a passagem de um F-21 que está se aproximando da pista para aterrisar.
Percebam o som do poderoso motor J-79 =)
E outro video com demostração de 3 F-21 que serviram a UdNavy.
Domingo 27/09/09
Nova atualização.
Fiz o mascaramento das transparencias, que para mim é a parte mais chata da montagem. Colei-as no lugar com cola branca.
Aproveitei e preparei o Kfir para sua camuflagem "agressor", utilizando massa prit-tak e muita paciência.
Protegi com fita a cor cinza de tonalidade mais escura, usei o cinza 129 da humbrol para a cor mais clara, e depois vou usar o azul na terceira parte da camuflagem.
Tudo isso só na parte de cima, embaixo será o mesmo procedimento.
Segue as imagens:
Ta acabando =)
Assim que eu o camuflar coloco mais imagens.
01/10/09 - Quinta-Feira
Bem, tirei as máscaras e não gostei doque vi
Primeiro porque esqueci que em camuflagem de três cores, não dá para fazer de uma só vez, pois fica entre as cores a primeira cor coberta pela massa.....droga !!!
E segundo, a tonalidade do azul e do cinza claro ficaram bem fora doque eu esperava....
Confira nas imagens:
Entenderam oque eu falei.
Agora estou estudando, como arrumar isso, re-pintando e clareando o azul.. =(
Vamos ver no que vai dar.
Quinta-Feira - 22/10/09
Depois de tempos sem mexer no kit, estudando como arrumar a cagada, eis a solução.
Repintei novamente todo de cinza, a vantagem das tintas easy colors, é que seca rápido e com uma pequena camada cobre qualquer cor, mais um ponto positivo para a marca.
Após alguns minutos, a tinta já estava seca, então fiz o mascaramento para primeira cor, massinha prit-tak + fita e papel.
Ae formulei um cinza bem mais claro, como é no jato real, e mandei duas demãos.
E deixei secar, não tirei as máscaras ainda pois estive numa correria devido ao trabalho, (atuo numa operadora de celular, dae o pq estou sempre sem tempo =) hehe).
Segue as imagens:
Aqui repintado para a correção:
Mascarado e já com o cinza claro:
Agora e retirar a mascara, analisar se ficou bom, e partir para a parte de baixo, depois a segunda máscara para a cor azul, que ainda não sei a tonalidade correta.
Domingo 01/11/09
Olá amigos !
Como ainda não sei a fórmula da cor "Imediate blue", não mexi no Kfir, fiquei lixando outros kits na bancada. A cor mandei um e-mail para a Easy Colors para que eles me mandem a fórmula desta cor que é o azul usado na terceira parte da camuflagem.
Tirei as máscars, e desta vez gostei muito do resultado, realmente estou adorando esta marca de tintas.
Vejam que diferença:
=)
Amanhã vou pintar a parte inferior.
Terça-feira 02/11/09
Feriado rendeu !
Efetuei a pintura do dorso, e acabei eu mesmo formulando o azul agressor, no site easy color achei o azul agressor, mais real que o intermediate blue, é a mesma cor que os F-16, F-5 e A-4 usaram como aviões agressores, é um azul com leve ton de esverdeado, dependendo da foto fica azul, dependendo da imagem fica meio esverdeado.
Fiz e mandei bala, e aproveitei e treinei pintar camuflagem sem fazer máscara com massa prit tak, e não é que deu certo !!!!
Segue as imagens:
Aproveitei e pintei os instrumentos de simulação de combate em vermelho, e tambem o tanque de combustivel central e as portas dos trens de pouso:
Comecei a colar os trens de pouso, que ainda faltam pintar direito os pneus dianteiros e colar os traseiros:
Pode parecer estranho visto por imagem ainda as cores, mas assim que começar a envernizar e a decalcar vão ver a diferença e como está ficando legal esse modelo.
Por enquanto é isso, espero que estejam gostando.
OBS: O Blog no último mês teve 438 visitas de 27 paises, além de varias visitas de muitos estados e cidades brasileiras. deixo aqui o meu muito obrigado, na próxima postagem coloco uma imagem do google analitcs.
01/12/09 - Terça-Feira
Atualizando.
Colei as rodas traseiras, as portas dos porões de rodas, pintei o bico e colei o tanque de combustivel externo.
Agora vou colar os analisadores se teste , que vai no lugar dos missieis e aplicaro verniz brilhante antes dos decais.
Fotos meia boca feitas com o celular.
Segunda-Feira 14/12/2009
Atualizando !
Terminada a pintura, apliquei o verniz brilhante (cera brilho fácil). para preparar a superficie para aplicação dos decais.
Comecei a aplicar os decais, as faixas vermelhas são muito chatas, requer paciência, são todas separadas.
Pelo menos os decais da testors são bons, mesmo o kit tendo uns 15 anos estão ótimos e não rasgam.
Domingo 10/01/10
Kit Finalizado !!!
Eu já terminei o Kfir ha umas duas semanas, porém com as festas de fim de ano não deu para postar.
Gostei do resultado final, sendo o kit antigo e cheio de correções e tambem adorei o acabamento das tintas EasyColors, segue as fotos do kit:
Espero que tenham gostado.
[]s e obrigado pelas visitas
Fernando
Aeeee fernando!!! Kitasso esse heim? Recebeu meus e-mails? Abs!
ResponderExcluirE ae Fernando! Modelo Italiano esse? Só massa :D:D:D Manda Bala :) Abs!!
ResponderExcluirFernando, não conhecia essa massa Putty. É fácil de encontrá-la? Já vi outras pessoas usando no fórum, inclusive para kits de madeira. Boa dica a sua. Valeu!
ResponderExcluirFernando:
ResponderExcluirótimo post!Qual a massa que você usa? Preciso comprar mais puty,e quero ver alternativas para a Humbrol que eu uso. Ah qual a proporção de acetona? Eu uso menos de 10% de acetona, com medo de estragar o plástico do kit.
Abração!
Thiago,
ResponderExcluira massa putty você emcontra em lojas de plastimodelismo, a minha da marca humbroll comprei na HTC, mas com certeza você acha em outras.
Se precisar de sites dessas lojas me avisa que te mando.
Obrigado pela visita e pelo comentário.
PS: respondi aqui pois não consegui acessar seu blog.
Att
Para/ Plastimodelismo Brasil:
ResponderExcluirAmigo Respondi no seu blog no post do Corsair 1/48.
Grato pela visita e pelo comentário.
Att
Juliano:
ResponderExcluirPois é é um kit Testors embalado pela Italeri.
Deu trabalho colar a fuselagem e fechar as frestas.
Agora está bem apresentável. parece que vai ficar u kit legal.
Ontem pintei de cinza, mas me intoxiquei com a tinta easy colors heheh, na próxima vou de máscara heheheh
abraços amigo e valeu a visita e os posts.
Oi Fernando;
ResponderExcluirImprevistos acontecem. Tenho certeza de que no final será mais um excelente kit seu.
Força!
Rodrigo
Está ficando muito bom, Fernando! Que trabalheira hein? Parabéns!
ResponderExcluirRodrigoBM
Parabens pelo resultado e vou aproveitare a sua experiência e sugestões.
ResponderExcluirParabens pela montagem e vou aproveitar a sua experiência para montar um kit de um phanton F4. Com respeito a essa massa Putty, eu nunca ouvi falar nela e pergunto se é fácil de encontra-la.
ResponderExcluirObrigado
Olá Fernando;
ResponderExcluirEstá ficando muito bom hein? Você tem muito talento!
Abs;
RodrigoBM
E aeee fernando!! Putz que show que ficou!!! Mto bom :) parabéns!!
ResponderExcluirE agora qual será o próximo???? ^^
Abs!!!
Lindão seu Kfir Fernando,e muito legal a forma como corrigiu o problema que enfrentou Parabéns!
ResponderExcluirLindão seu Kfir Fernando,e muito legal a forma como corrigiu o problema que enfrentou Parabéns!
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