quinta-feira, 3 de setembro de 2009

F-21A Kfir - Testors - 1/72

F-21A Kfir Agressor - Marinha dos EUA




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Histórico:

O IAI Kfir (leãozinho em hebraico) é um caça israelense de ataque ao solo e defesa aéra, usado nas décadas de 70 e 80 por Israel e até hoje por algumas nações em versões modernizadas.

Em 1967, logo após a guerra dos seis dias, Israel enfrentou um embargo de vendas de armas imposto pela França, sua tradicional fornecedora. Essa foi a origem de um programa para copiar e melhorar o Mirage.

O Kfir resultou da adaptação do motor J79 na célula do Mirage 5. Apesar de mais potente, a adaptação de uma turbina de peso e dimensões diferentes causaram a alteração do centro de gravidade da aeronave e das características de vôo.

O vôo inaugural ocorreu no dia 19 de outubro de 1970 e, pouco depois, foi produzido o Kfir C1, dotado de pequenas aletas dianteiras. O C2 que se seguiu tinha canards(pequenas asas) maiores, para melhorar sua manobrabilidade.

Vinte e cinco Kfir C1 foram alugados para uso da marinha (Us Navy) e treze para o Corpo de Fuzileiros Navais (Usmc) entre os anos de 1985-1989, para atuar como aeronaves "Agressoras", ou seja simulando aeronaves inimigas para treinamento.

Essas aeronaves, designado F-21A Kfir, tinham canards (igual aos C2) em ambos os lados do nariz, que melhoraram consideravelmente a maneabilidade da aeronave, e manipulação em baixas velocidades.

Os aviões alugados para a marinha EUA, foram pintados em um tom caracteristico da aeronaves “agressoras” dois tons de azul e cinza e foram operados pela VF-43. Em 1988, foram devolvidos e substituído pelo F-16N.

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As 13 aeronaves alugadas para o Corpo de Fuzileiros Navais foram operados pela VMFT-401 . Além da pintura azul-agressor, o USMC tinha também alguns F-21 pintado nas cores de Israel "deserto flogger" . Estes aviões foram substituídos por F-5E, quando o F-21 foram devolvidos em 1989.

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Caracteristicas:

Tripulação: 1
Comprimento: 15.65 m (51 ft 4.25 in)
envergadura: 8.21 m (26 ft 11.5 in)
Altura: 4.55 m (14 ft 11.5 in)
Área das asas: 34.80 m² (374.60 sq ft)
Peso vazio: 7,285 kg (16,060 lb)
Peso carregado: 10,415 kg (22,961 lb)
Motor: 1× Turbojato IAl Bedek General Electric J-79-J1E

Performance:

Velocidade máxima: 2,440 km/h (1,516 mph)
Alcance: 770 km (480 mi)
Teto operacional: 17,700 m (58,000 ft)
Taxa de subida: 233.3 m/s (45,930 ft/min)

Armamentos:

Canhões: 2× Rafael 30 mm (1.18 in) copiados sob licença do DEFA 553, 140 disparos cada.

Foguetes não teleguiados: ar-solo de diversos calibres e tipos além de tanques Matra JL-100 que são metade reservatório de combustivel e metade lançador de foguetes com 19× projéteis SNEB 68 mm rockets e 66 US galões (250 litros) de combustível
Misseis: 2× AIM-9 Sidewinders ou Python-series ar-ar; 2× Shrike (anti-radar); 2× AGM-65 Maverick ar-solo.
Bombas: 13,415 lb (6,085 kg) distribuidas no pilone central e nos 5 pontos duros, incluindo bombas das séies Mark 80, Paveway's, LGBs, Griffin LGBs, TAL-1 ou TAL-2 CBUs, BLU-107 Matra Durandal e pods de reconhecimento.


A versão F-21A foi operada apenas pelos EUA.
As demais versões foram ou ainda são operados por: Israel, Equador, Colombia e Sri Lanka.

O Kit:

O kit utilizado neste trabalho é um antigo da marca Testors. Apesar de na caixa indicar que é da Testors e da Italeri juntos, acredito ser somente da primeira e distribuido pela segunda empresa.

Um kit cheio de falhas de encaixe, percebe-se ser um molde bem antigo, apesar de conter detalhes e ser baixo relevo, os encaixes deixam muito a desejar, tem ue usar muita massa putty e paciência.

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Sexta-Feira 04/09/2009

Algumas imagens do kit:

Grades e manual:


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Painel:

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E aqui com a fuselagem já colada e mostrando muitas frestas:

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Frestas:

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Sabádo 05/09/09

Hoje lixei a massa toda e retoquei as valas, nem frestas são hehe, de tão grandes.

Aqui uma foto do Kfir máscarado e com a massa aplicada, mais uma vez deixo a dica da putty amolecida com acetona de tirar esmalte, deixa a aplicação ótima e fácil.

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Depois da lixa, observem a diferença sem as frestas:

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Quinta-Feira 10/09/2009

Começando a pintura !

Aproveitei o feriado e colei as peças que faltavam, como os canards (pequenas asas), as entradas de ar na parte superior e inferior e os suportes de armas, que no caso do F-21 leva sensores de simulação de combate.

Feito isso, apliquei a primeira demão de cinza da tinta easy colors, 14 partes de branco para 1 de preto.

E tambem branco nos porões de rodas como observei em fotos, em pesquisa feita pela internet.


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Como a tinta desta marca seca rápido, já protegi os porões com algodão e mandei o cinza.

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Não dá para perceber muito, pois tirei as fotos com meu celular e o cinza naval deste esquema agressor é parecido com a cor do plástico do kit, mas depois vocês irão perceber a diferença, quando eu tirar outras fotos.

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Aproveitei e pintei o escape do motor com a cor jet exaust da marca model masters:

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DICA do dia: A tinta Easy Colors é nacional e excelente, somente tome cuidado ao utilizar em ambiente pouco ventilado, e mesmo em locais ventilados use uma máscara, o cheiro é fraco, mas eu me empolguei e fiquei com a cara perto do kit e inalei os vapores, e aê veio uma dor de cabeça bem forte.

Portanto, como a grande maioria dos produtos usados no Hobby, a máscara é essencial.


Sexta-Feira 11/09/2009

Um video com a passagem de um F-21 que está se aproximando da pista para aterrisar.

Percebam o som do poderoso motor J-79 =)





E outro video com demostração de 3 F-21 que serviram a UdNavy.





Domingo 27/09/09

Nova atualização.

Fiz o mascaramento das transparencias, que para mim é a parte mais chata da montagem. Colei-as no lugar com cola branca.

Aproveitei e preparei o Kfir para sua camuflagem "agressor", utilizando massa prit-tak e muita paciência.

Protegi com fita a cor cinza de tonalidade mais escura, usei o cinza 129 da humbrol para a cor mais clara, e depois vou usar o azul na terceira parte da camuflagem.

Tudo isso só na parte de cima, embaixo será o mesmo procedimento.

Segue as imagens:


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Ta acabando =)

Assim que eu o camuflar coloco mais imagens.


01/10/09 - Quinta-Feira

Bem, tirei as máscaras e não gostei doque vi




Primeiro porque esqueci que em camuflagem de três cores, não dá para fazer de uma só vez, pois fica entre as cores a primeira cor coberta pela massa.....droga !!!

E segundo, a tonalidade do azul e do cinza claro ficaram bem fora doque eu esperava....

Confira nas imagens:

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Entenderam oque eu falei.

Agora estou estudando, como arrumar isso, re-pintando e clareando o azul.. =(

Vamos ver no que vai dar.

Quinta-Feira - 22/10/09

Depois de tempos sem mexer no kit, estudando como arrumar a cagada, eis a solução.

Repintei novamente todo de cinza, a vantagem das tintas easy colors, é que seca rápido e com uma pequena camada cobre qualquer cor, mais um ponto positivo para a marca.

Após alguns minutos, a tinta já estava seca, então fiz o mascaramento para primeira cor, massinha prit-tak + fita e papel.

Ae formulei um cinza bem mais claro, como é no jato real, e mandei duas demãos.

E deixei secar, não tirei as máscaras ainda pois estive numa correria devido ao trabalho, (atuo numa operadora de celular, dae o pq estou sempre sem tempo =) hehe).

Segue as imagens:


Aqui repintado para a correção:

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Mascarado e já com o cinza claro:

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Agora e retirar a mascara, analisar se ficou bom, e partir para a parte de baixo, depois a segunda máscara para a cor azul, que ainda não sei a tonalidade correta.


Domingo 01/11/09

Olá amigos !

Como ainda não sei a fórmula da cor "Imediate blue", não mexi no Kfir, fiquei lixando outros kits na bancada. A cor mandei um e-mail para a Easy Colors para que eles me mandem a fórmula desta cor que é o azul usado na terceira parte da camuflagem.

Tirei as máscars, e desta vez gostei muito do resultado, realmente estou adorando esta marca de tintas.

Vejam que diferença:

=)


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Amanhã vou pintar a parte inferior.

Terça-feira 02/11/09

Feriado rendeu !
Efetuei a pintura do dorso, e acabei eu mesmo formulando o azul agressor, no site easy color achei o azul agressor, mais real que o intermediate blue, é a mesma cor que os F-16, F-5 e A-4 usaram como aviões agressores, é um azul com leve ton de esverdeado, dependendo da foto fica azul, dependendo da imagem fica meio esverdeado.

Fiz e mandei bala, e aproveitei e treinei pintar camuflagem sem fazer máscara com massa prit tak, e não é que deu certo !!!!

Segue as imagens:

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Aproveitei e pintei os instrumentos de simulação de combate em vermelho, e tambem o tanque de combustivel central e as portas dos trens de pouso:


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Comecei a colar os trens de pouso, que ainda faltam pintar direito os pneus dianteiros e colar os traseiros:

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Pode parecer estranho visto por imagem ainda as cores, mas assim que começar a envernizar e a decalcar vão ver a diferença e como está ficando legal esse modelo.

Por enquanto é isso, espero que estejam gostando.

OBS: O Blog no último mês teve 438 visitas de 27 paises, além de varias visitas de muitos estados e cidades brasileiras. deixo aqui o meu muito obrigado, na próxima postagem coloco uma imagem do google analitcs.



01/12/09 - Terça-Feira

Atualizando.

Colei as rodas traseiras, as portas dos porões de rodas, pintei o bico e colei o tanque de combustivel externo.

Agora vou colar os analisadores se teste , que vai no lugar dos missieis e aplicaro verniz brilhante antes dos decais.

Fotos meia boca feitas com o celular.


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Segunda-Feira 14/12/2009

Atualizando !

Terminada a pintura, apliquei o verniz brilhante (cera brilho fácil). para preparar a superficie para aplicação dos decais.


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Comecei a aplicar os decais, as faixas vermelhas são muito chatas, requer paciência, são todas separadas.


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Pelo menos os decais da testors são bons, mesmo o kit tendo uns 15 anos estão ótimos e não rasgam.

Domingo 10/01/10

Kit Finalizado !!!

Eu já terminei o Kfir ha umas duas semanas, porém com as festas de fim de ano não deu para postar.

Gostei do resultado final, sendo o kit antigo e cheio de correções e tambem adorei o acabamento das tintas EasyColors, segue as fotos do kit:


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Espero que tenham gostado.


[]s e obrigado pelas visitas

Fernando

15 comentários:

  1. Aeeee fernando!!! Kitasso esse heim? Recebeu meus e-mails? Abs!

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  2. E ae Fernando! Modelo Italiano esse? Só massa :D:D:D Manda Bala :) Abs!!

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  3. Fernando, não conhecia essa massa Putty. É fácil de encontrá-la? Já vi outras pessoas usando no fórum, inclusive para kits de madeira. Boa dica a sua. Valeu!

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  4. Fernando:

    ótimo post!Qual a massa que você usa? Preciso comprar mais puty,e quero ver alternativas para a Humbrol que eu uso. Ah qual a proporção de acetona? Eu uso menos de 10% de acetona, com medo de estragar o plástico do kit.

    Abração!

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  5. Thiago,

    a massa putty você emcontra em lojas de plastimodelismo, a minha da marca humbroll comprei na HTC, mas com certeza você acha em outras.

    Se precisar de sites dessas lojas me avisa que te mando.

    Obrigado pela visita e pelo comentário.

    PS: respondi aqui pois não consegui acessar seu blog.

    Att

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  6. Para/ Plastimodelismo Brasil:

    Amigo Respondi no seu blog no post do Corsair 1/48.


    Grato pela visita e pelo comentário.

    Att

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  7. Juliano:

    Pois é é um kit Testors embalado pela Italeri.

    Deu trabalho colar a fuselagem e fechar as frestas.

    Agora está bem apresentável. parece que vai ficar u kit legal.

    Ontem pintei de cinza, mas me intoxiquei com a tinta easy colors heheh, na próxima vou de máscara heheheh

    abraços amigo e valeu a visita e os posts.

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  8. Oi Fernando;

    Imprevistos acontecem. Tenho certeza de que no final será mais um excelente kit seu.

    Força!

    Rodrigo

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  9. Está ficando muito bom, Fernando! Que trabalheira hein? Parabéns!

    RodrigoBM

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  10. Parabens pelo resultado e vou aproveitare a sua experiência e sugestões.

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  11. Parabens pela montagem e vou aproveitar a sua experiência para montar um kit de um phanton F4. Com respeito a essa massa Putty, eu nunca ouvi falar nela e pergunto se é fácil de encontra-la.
    Obrigado

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  12. Olá Fernando;

    Está ficando muito bom hein? Você tem muito talento!

    Abs;
    RodrigoBM

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  13. E aeee fernando!! Putz que show que ficou!!! Mto bom :) parabéns!!

    E agora qual será o próximo???? ^^

    Abs!!!

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  14. Lindão seu Kfir Fernando,e muito legal a forma como corrigiu o problema que enfrentou Parabéns!

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  15. Lindão seu Kfir Fernando,e muito legal a forma como corrigiu o problema que enfrentou Parabéns!

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