quarta-feira, 3 de setembro de 2008

LTV A-7E Corsair II Fujimi 1/72

A-7E Corsair II - Marinha dos EUA



O Ling-Temco-Vought A-7 Corsair II é um avião de ataque subsonico baseado para operar em porta-aviões, para substituir o A-4 Skyhawk. Seu design foi baseado em outro jato naval, o F-8 Crusader.







O A-7 foi um dos primeiros aviões de combate a utilizar o HUD, sistemas de navegação inercial via Doppler e um motor do tipo turbofan.

Entrou em operação inicialmente à serviço da USNavy (Marinha dos EUA) durante a Guerra do Vietnam, e foi tambem adotado pela USAF (Força Aérea dos EUA). Foi exportando para a Gécia, Portugal e Tailândia.

O A-7 Corsair II foi codificado com o nick "SLUF" ( "S hort L ittle U Gly F ucker") pelos pilotos.

Veterano de diversos conflitos pelo mundo como:

Guerra do Vietnam, Granada, Líbano, Líbia, Operação Louva-deus contra Iran na guerra Iran-Iraque, Panamá e Guerra do Golfo I na operação Desert Storm/Shield.

A versão apresentada nesse trabalho de montagem representa um A-7 versão E que serviu no esquadrão "VF-113 Stingers" da marinha dos EUA.









O esquadrão VF-113 "Stingers" sediado na base naval de Lemoore, California á bordo do porta-aviões USS Ranger.

Ficha Técnica:


Tipo: avião de ataque
Tripulação: 1, 2(versão TA)
Vel máxima: 1,123 km/h ao nivel do mar
Vel de cruzeiro: 860 km/h
Motor: 1× Allison TF41-A-1 turbofan, 14,500 lbf (64.5 kN)
Raio de combate: 1,150 km
Teto operacional: 12,800 m
Armamento:

- 1 canhão M61 Gatling Vulcan de 20mm giratório de seis canos
- Um par de misseis AIM-9 Sidewinder ar-ar
- Bombas em diversas configurações de tipos e pesos, entre burras e guiadas
(Paveway laser-guided bombs e GBU-15 )
- Misseis ar-terra: AGM-45 Shrike, AGM-62 Walleye, AGM-65 Maverick, AGM-88 HARM
- Bombas nucleares: B28, B57, ou B61


O KIT:

O kit utilizado nesse trabalho é um na escala 1/72 da marca japonesa Fujimi.
Um ótimo kit, muito bem injetado, sem rebarbas, com encaixes muito bons, e que vai levar pouca massa putty.

Ganhei esse kit há uns 12 anos atrás do meu Tio e só agora tive coragem de montar. (meu primeiro trabalho postado nesse Blog o TAV Harrier eu ganhei de uma Tia minha tambem =), ou seja minha familia me apóia no hobby ! )

O kit oferece duas versões de decal, mas a escolhida será a já citada VF-113 Stingers. Além disso vem com varias armas e tanques auxiliares, eu sempre coloco todo armamento disponivel nos meus kits.

Foto da caixa:





Foto dos sprues (Grades), manual e folha de decais:



Assento pintado:





Peso no nariz, utilizo chumbo de pesca:




Laterais da fuselagem coladas:




Para fixar os pesos utilizo bonder gel:




Domingo 07/09/2008

Dando continuidade a montagem, colei as asas, os profundores, a entrada de ar, os trilhos laterais que vão na fuselagem e do par de antenas que vão no leme.

Por falta de atenção não li no manual a inscrição MAKE A HALE, ou seja faça furos, e colei as laterais da fuselagem sem os furos, resultado, não tinha referência para colar os trilhos do missil as antenas na deriva e as antenas ventrais.....

Para não ter de abrir tudo novamente e como eu estava sem a mini-retifica, optei pela técnica da vela, que nada mais é doque com o uso de uma chama de vela para aquecer ou uma agulha de costura ou um clipes e usar para perfurar a região escolhida com devido cuidado é claro para não deformar o kit.

Aproveitei tambem e pintei o escape do motor composto de duas peças, utilizei duas cores humbrol, a 53 gunmetal e a 113 metalic black, o resultado me agradou.

Seguem as imagens:

Entrada de ar:



Técnica da vela:

Resultados:




Asas com furação:

Asas e profundores já montadas:




Escape pintado:



Quarta-Feira 10/09/2008

Como só vou mexer no kit no final de semana, pois o mesmo está em outra casa, deixo hoje um video de um A-7 da HAF - Helenic Air Force - Força Aérea Grega, em demostração de ataque com bombas convencionais e incendiárias Napalm.




Domingo 14/09/2008

De volta !

Esse fds fiz a parte que muitos acha chata, eu não ligo muito, faz parte heheheh, que é a aplicação de massa Putty e o lixamento.

Fiz o mascaramento com fita Tamiya 6mm para proteger as áreas que não queria que a massa cobrisse, amoleci com acetona, eu uso a marca Humbrol que é um tanto dura.

As áreas aplicadas foram as tradicionais junções das asas com a fuselagem e na junção da entrada de ar, que deixou fendas visiveis quando colada e após a aplicação da massa irão desaparecer.

Como estou montando um G.91 junto com esse kit, deixei secar para lixar na manhã seguinte, portanto apenas fotos desse processo.

Essa semana vou lixa-lo e colar as peças que faltam e iniciar a pintura em branco e cinza.

Segue as imagens:





Terça-Feira 16/09/08

Depois de seca, retirei as mascaras de proteção e efetuei o lixamento da massa putty, utilizando lixas d'água 220 e 400 e cotonete com acetona.

Colei os diversos sensores do avião, como os da cauda que levaram putty para fechar a fresta entre as duas metades. na parte inferior, no dorso do kit, colei as antenas e os domos de sensores ventrais (lembra dos furos feitos na vela), bem como a carenagem do canhão e a sonda de reabastecimento em vôo.

Aproveitei e cortei uma antena que estava sobrando na parte de cima logo atrás do cockpit, a versão E tem duas mais a luz de navegação, eu cortei e lixei a do meio que estava sobrando.

Colei tambem o exaustor de escape da turbina, que já havia sido pintado.

Aproveitei e pintei o cockpit de preto (á frente do assento) e cinza atras do mesmo. Faltam alguns retoques, mas como na escala 1/72 mal se vê dentro depois que o canopye (transparência) é colado não me prendo a efetuar muita pintura dentro como painéis e detalhes mínimos, pois não dá para ver e quase sempre monto na posição fechada. Tem quem goste, eu particularmente não ligo nessa escala.

Segue as imagens:

Sensor de cauda


Antenas e sensores:


Escape:

Sonda de reabastecimento:


Quinta-Feira 18/09/08

Fiz pouca coisa ontem no kit, pois estava cansado e cheguei tarde em casa.

Pintei os porões dos trens de pouso, escolhi o cinza médio, salve engano é a humbrol 125.

Olhando o local onde cortei a antena que estava sobrando, percebi que ficou uma marca aparente, pois é bem na junção das fuselagens e na parte superior, bem no dorso do jato. Vai ser aplicada putty e lixado com lixa 500.

Devem estar pensando - "pô mas é um kit Fujimi" - , sim mas é um kit antigo com mais de dez anos, mas qual seria a graça do hobby sem esses detalhes hehehe.

Segue as imagens:

Porões pintados:



Local onde sera aplicada massa putty:



Sexta-Feira 19/09/2008

Iniciei a pintura !

Utilizei o branco nº1 da marca vallejo díluida com álcool isopropílico e com o aerógrafo a média abertura fui aplicando leves demãos de tinta .

Fica a dica, aplique a pintura em finas camadas, cubra aos poucos as áreas isso vale para qualquer tinta, o acabamento final fica muito melhor doque aplicar uma quantidade maior para se cobrir de uma vez só.

No caso da Vallejo com álcool seca bem rápido permitindo em dez minutos o resultado mostrado nas imagens à seguir.


Tinta e álcool utilizados:


Parte inferior pintada, amanhã recebera outra demão:


O A-7 ao lado de um F4F-Wildcat, que estou montando junto:



Domingo 21/09/09

Esse fim de semana aproveitei e pintei os flaps, o leme e os profundores do A-7, em branco.

Percebi que a vallejo precisa de um primer pq sai fácil d+ do plástico, e então experimentei o banco acrilico da humbrol, mas pelo jeito a melhor é a coralit esmalte mesmo. Branco é uma cor F@&* !!!!

Aproveitei e montei os suporte das armas e os pintei com sua cor definitiva o cinza 129 da humbrol, que será o mesmo do resto do A-7.

Os tanques de combustivel externos receberam humbrol acrilica branca, mas vou remover a tinta e pintar com coralit.

Essa semana vou tentar mascarar o canopy, retocar o cockpit, colar o canopy, e dar a primeira demão de cinza 129 no kit, vamos ver se consigo,afnal estou montando mais dois kits paralelo a esse e que serão postados nesse blog em breve.

Bem chega de papo e vamos as imagens:


Suporte das armas:


Tanques externos:


Pinturas nos detalhes:







Olha aê o trio que está sendo montado ao mesmo tempo hehehehhehe:



Quarta-Feira 24/09/08

Hoje pintei os trens de pouso e as rodas, aproveitei e repintei os tanques de combustivel externos com coralit, e realmente o resultado me supreendeu !!!

Retirei as armas do sprue e removi as marcas de injeção e colei os misseis AGM-65 Maverick, que são os únicos em duas partes, os demais misseis o par de AIM-9 Sidewinder e os AGM-45 Shrike vem em uma peça só no sprue (grade).

Os pneus eu pinto com a tinta nº 201 da humbrol que é metálica, mas depois de aplicado verniz fosco, ficam com cores bem parecidas a de pneus.

A cor prateada utilizada nos trens de pouso é a nº 11 da humbroll.

As rodas receberão o mesmo cinza do avião a nº 129 da mesma marca das demais citadas.

Segue as imagens:

Trens de pouso:


Rodas:


Tanques de combustivel:



Armas:


Quinta-Feira 02/10/08

Hoje realizei o mascaramento do nariz e pintei de preto fosco, utilizei tinta acrilex diluida em limpa-vidros vidrex, aproveitei e apliquei a segunda demão dentro do cockpit.

Aproveitei e fiz as máscaras nos canopyes e os colei com cola branca escolar, fui colar uma minúscula transparência que representava o visor HUD, porém a mesma saiu voando a uma velocidade incrível da pinça e desapareceu no limbo. nem procurei pois peças minúsculas desaparecem como se tivessem ido para outra dimensão @#&*%$#@, translúcida ainda....

Apliquei uma terceira demão de branco nas asas, profundores e leme, utilizei coralit.

E por fim colei as rodas aos trens de pouso.

A próxima etapa é aplicar o cinza USgray nº 129 e começar a pintar os misseis.

Segue as imagens:











Segunda-Feira 06/10/08

Esse fim de semana iniciei a pintura do cinza, utilizei fita Tamiya para proteger os flaps, leme e parte dos profundores. Apliquei duas demãos do cinza.

Será necessário retocar o nariz com preto devido a "migração" de tinta cinza do aero para essa parte.

Pintei as armas com coralite e apliquei massa putty no par de misseis maverick.

O próximo passo é rtocar o nariz, pintar as portas dos porões de roda, retocar o branco da parte inferior e colar armas e trens de pouso.



Bem vamos ao kit:





Domingo 19-10-08

Pintura finalizada !

Enfim terminei a pintura e retirei as máscaras, gostei do resultado =)

A única parte chata foi que a tina preta do nariz vazou pela mask-tape tamiya e manchou a parte branca do nariz.....#@%¨@&@*

Pintei de branco as armas que faltavam e apliquei uma segunda demão nas já pintadas.

Canopy frontal pintado de preto, sim o A-7 tinha o canopye em duas cores nesse esquema e pintura.

Próxim passo, arrumar nariz, e aplicar verniz brilhante, colar trens de pouso e portas dos porões.

Vamos as fotos:

















Segunda-Feira 27/10/08

Atualizado !

Pintura finalizada, consegui arrumar a pintura preta no nariz, deu trabalho mas consegui !

Retirei a massa prity tak dos porões de rodas e colei os trens de pouso. Os encaixes da Fujimi são perfeitos tambem nessa parte, inclusive a inclinação das rodas e abetura ficaram certas, bem exatas e iguais as do avião real ! Ponto para a Fujimi =) !










11/12/2008

Atualizado !!!

Depois de algumas semanas parado, essa semana coloquei a mão no kit !

Foram coladas as portas dos porões de rodas, as armas, retocado o nariz e colada antenas perto do nariz.

Obs: a configuração de armas é para missão SEAD (supressão de defesas inimigas), ou seja atacar as defesas áreas do inimigo, daê o uso de dois tipos de misseis ar-solo.

Obs2: Dica a quem for montar esse kit, cuidado com a porta do porão dianteira direita, o buraco é torto, e a peça não se encaixa e a colagem é um parto, a minha quebrou, eu tive de colar com bonder gel e repintar umas três vezes.

Obs3: Parece que alguns pilones de armas está torto, mas é ilusão de óptica, fiquei meia hora alinhando todos, nas imagens parece que alguns ficaram desalinhados, mas estão certinhos hehe =)

Segue as imagens de como está o kit:














A marca amarela no missil AIM-9B foi feita utilizando máscara feita com fita Tamiya 6mm e tinta humbrol.



O próximo passo agora é aplicar verniz brilhante, decalcar (vai dar outra cara ao modelo), novamente verniz brilhante para selar os decais e aplicar verniz fosco.

Sequência ensinada pelo amigo Juliano que tem resultado em uma ótima técnica.


19/12/2008:

Pequena atualização. Enfim comecei a decalcar o jato.

Falta pouco heheh


23/12/2008 KIT Finalizado !!!!

Enfim terminei o A-7, e gostei muito do resultado, a única resalva foi a parte dianteira do canopy que não ficou como eu queria, vou ter de utilizar apenas fita mesmo, pois a máscara liquida ao ser retirada danifica a pintura.

Consertei com um pincel fino.

Utilizei a técnica do lápis de maquiagem para fazer a fuligem do canhão, risco bem pouco e espalho com um pincel seco.

Segue as imagens do kit sendo envernizado e depois de pronto:































Como eu tinha dito esse modelo representa um jato preparado para missão SEAD, que é supressão de defesas inimigas, ou seja, destruir sistemas anti-aéreos do inimigo, daê o uso dos misseis ar-solo representados neste trabalho.

------------

Feliz Natal à todos

Happy Xmas !!

Obrigado pelas visitas.

Abraços
Fernando

14 comentários:

  1. aeee fernando!! que kit show heeim!!! Tenho um desse e vou acompanhar de perto!!!

    ResponderExcluir
  2. fala fe blz cara, excelente kit tenho um deste tambem vai ficar legal qual seu proximo modelo....

    ResponderExcluir
  3. legal este kit, velho quero ver o resultado final heim....

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Kit legal, gostei da técnica de colocar a fita para cobrir os detalhes do avião quando usa a massa putty.

    ResponderExcluir
  6. Aee fernando quero ver terminado :D to acompanhando

    ResponderExcluir
  7. Ai que lindoo q esta ficando meu A-7!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Fernando mas que beleza de kit heim!! ficou lindo demais!!!

    Pintura fosquinha!!! Show mesmo parabéns!!

    Feliz natal pra vc e próspero ano novo!!

    ResponderExcluir
  9. Lindo, Fê!!! Parabéns!!!
    Um Natal repleto de saúde, paz, amor e alegrias pra vc e toda sua família. Que Deus os abençõe.
    :-) Beijinhos.

    ResponderExcluir
  10. Estou aprendendo muita coisa com o amigo. Valeu!

    ResponderExcluir