terça-feira, 18 de março de 2008

Giat AMX-30 - Heller 1/72

Giat - AMX-30 Exército da França
















História:

O AMX-30 é um tanque de combate classificado como MBT (Main Battle Tank - Tanque Principal de Batalha ou Carro de Combate Principal, fabricado pela Giat Industries da França.

O AMX-30 foi o tanque que os franceses escolheram para substituir o M-47 como prinicipal tanque do exército francês depois da II Guerra Mundial.
Dado não pertencer à estrutura da NATO, a França decidiu seguir uma politica de armamento autónoma, o que levou o país a desenvolver a sua própria linha de equipamentos militares.

Os franceses começaram a estudar o seu tanque pós II Guerra, imediatamente a seguir ao fim do conflito e um dos veículos mais interessantes nesse periodo foi uma versão fabricada em França do tanque Panther alemão, equipado com um canhão francês de 75mm que por sua vez também era uma derivação do canhão de 75mm que equipava aquele tanque alemão.

O desenvolvimento culminou já no inicio dos anos 60 com o AMX que incorporava todos os desenvolvimentos franceses com carros de combate leves como o AMX-13 ou o Panhard EBR.

A opção pelo armamento principal, foi no entanto ditada pela necessidade de dispor de um mínimo de elementos comuns nomeadamente munições, com os restantes países da Europa , que tinham optado pelo canhão de 105mm, tanto nos tanques M-48/M-60 como no Leopard-I alemão e no Centurion britânico.

A principal vantagem do AMX-30 é o seu tamanho e peso relativamente pequeno, em contrapartida vários problemas foram sendo detectados ao longo do seu periodo de vida operacional. A transmissão apresentou vários problemas nunca resolvidos e a fraca blindagem do AMX-30 acabou por relegar o tanque para uma posição secundária em termos de carros de combate europeus.


Ficha Técnica:


Fabricante: Giat Industries - França

Tripulação: 4

Comprimento: 6.59 - Incluindo canhão: 9.48M
Largura: 3.1M
Altura: 2.86M

Peso vazio: 34000Kg. - Peso preparado para combate: 35941Kg.

Motor/potência/capacidadesSistema de tração:

Lagartas Motor: Hispano-Suiza 12V Diesel

Potência: 720 cv

Velocidade máxima: : 65 Km/h -

Velocidade em terreno irregular: 30 Km/h

Tanque de combustível: 970 Litros

Autonomia máxima: 550Km

Armamento:

  • 1 canhão de calibre 105 mm com 47 salvas (disparos)
  • 1 canhão rápido calibre 20 mm coaxial ao canhão principal com 1050 salvas
  • 1 metralhadora calibre 7.62 mm com 2050 salvas
  • 4 lançadores de granadas de fumaça


  • Ação:

    Tanque AMX-30 em ação na Guerra do Golfo I:





    O Kit:

    O kit utilizado nesse trabalho é da marca francesa Heller na escala 1/72, representando um AMX do 21 regimento de cavalaria do exército Francês com o esquema de cor verde escuro.


    Caixa:



    Formado por três grades injetadas na cor verde e as esteiras são de plástico flexivel na cor prata.

    folha de decal pequena e manual:



    Terça-Feira 24/03/08

    Passado o feriado de Páscoa, mão a massa.

    começei a montagem pela torre do blindado, colei o canhão principal , o holofote infra vermelho (que necessitou de um corte numa ponta da peça para se encaixar na torre), e o canhão auxiliar de 20mm que tive que fazer um scratch, pois o original se partiu quando fui retirar do sprue e como sabem peças pequenas na escala 1/72 simplesmente desaparecem heheheheh, então fiz outra com uma mini-retifica e um pedaço do sprue.

    Encaixei sem cola a torre em cima da parte de cima da carroceria só para ver como vai ficar, se a inclinação do canhão ficou boa e se estava nivelada.

    Segue as fotos:
















    Quinta-Feira 10/04/08

    Depois de um bom tempo sem conseguir mexer no kit, devido ao trabalho, ontem consegui dar seguimento ao trabalho.

    Colei outras peças da torre (holofotes laterais e suporte de lança granadas), Na parte do chassis colei as laterais, utilizei super bonder gel.

    Oque deu mais trabalho foi colar os 7 pares de rodas !!!!

    Segue as fotos:














    Terça-Feira 05/05/08



    Depois de quase um mês sem mexer no kit, devido a falta de tempo e a falta de uma bancada para a pintura, consegui realizar um avanço ontem. Colei a carroceria no chassi e dei a primeira demão de humbrol bem como o detalhe em ferrugem nas grades de arrefecimento (resfriamento) do motor.

    Pintei tambem os 12 roletes que compõe o trem de rodagem do veiculo, utilizei acrilex preta com limpa vidros vitrex da veja, e gostei do resultado, a cor ferrugem que esta mais para marrom, fiz com marrom medio acrilex +cinza lunar corfix. O verde é a humbrol nº 80 se não me engano.

    Segue as fotos:


    Chassi colado na carroceria:



    Torre montada:











    Roletes:




    Quarta-Feira 28/05/08

    Amigos, estou sem atualizar por dois problemas, sem bancada porque meu irmão está usando a mesa (sim sou plastimodelista sem bancada própria) para estudar diariamente para concursos públicos, eu tambem estou estudando para uma certificação internacional na minha área de TI, LPI-1 para quem conhece sabe o quanto se exige do candidato.

    Para o Blog não ficar parado tendo em vista que o mesmo recebe varias visitas por dia, oque muito me alegra estarei agora postando videos dos equipamentos reais que aqui mostro como kits !!

    Espero que gostem







    Versão caça-minas com apoio de um Vab 4x4 (já montado aqui no blog)




    Terça-feira 24/06/08

    Primeiramente gostaria de agradecer pelas visitas ao blog, que mesmo sem atualizações é bem visitado, oque demostra o interesse pelo plastimodelismo, obrigado aos visitantes =)

    Bem esse mês ainda estou sem tempo para terminar esse kit, que é fácil, porém é oque mais está demorando a sair da linha de montagem =)

    Para não ficar sem nenhuma atualização, hoje resolvi postar alguns dados técnicos desse tanque de combate que o kit representa, espero que os leitores gostem das informações.


    Clique na imagem para aumentar:










    Dados retirados do site: http:www.areamilitar.net





    Sabado - 12/07/2008

    Enfim consegui mexer no kit e atualizar o blog com fotos da montagem =)

    Ápos lavar o kit com água corrente, pois o mesmo estava coberto de poeira devido ao tempo parado, realizei alguns avanços no mesmo:

    1º- Apliquei massa puty na parte dianteira, pois a junção entre a carroceria e chassis deixa uma fresta entre as peças e mesmo na escala 1/72 para militaria ficaria feio, pois bem mandei puty levemente amolecida com acetona:




    Colei as barras de suspensão usando super bonder gel, (dica só use se vc tiver certeza da posição das peças), eu fui no olhometro e algumas ficaram desalinhadas, paciência serve de aprendizado para o próximo.


    Pintei os roletes do conjunto suspensão e uma das esteiras com preto acrilex diluida em cêra brilho-fácil, os roletes é a cor definitiva, a esteira e para ver se o efeito desgaste por rodagem vai ficar legal e para ver se a tinta sem primer fixa no plástico maleável.






    Coloquei os roletes sem cola apenas para se ter uma noção de como vai ficar o sistema de rodagem do tanque:






    Por hoje é isso pessoal, tentarei terminar esse kit logo, inclusive usar um verde mais escuro no tanque.

    Obrigado à todos pelas visitas, e caso desejem receber notificação de atualização do blog, bastam inscrever seu e-mail no local indicado na barra lateral direita do blog.

    Terça-Feira 15/07/08


    Ontem mexi mais um pouco no kit e resolvi montar os roletes na suspensão e mudar a cor do tanque, apliquei um verde mais escuro, resultado da mistura de duas tintas de cor verde acrilicas.

    O resultado da cor agradou, apliquei apenas uma demão para ver se a tinta aderia a superficie de humbrol e para ver se a cor agradava, gostei de ambos resultados.

    Agora a parte chata que me estressou foi a pintura e montagem das lagartas (esteiras do tanque) !!! #&@*!%$#

    Chatas de colar e de pintar e mais chatas ainda de conseguir encaixar no kit, pois se colar a roda de tração a esteira montada não entra, se deixar para colar sua extremidades depois de colocada e quase impossivel, a solução foi montar as lagartas e depois de colocadas colar a roda de tração (última traseira) com super bonder e ficar segurando até colar....uma mer@#$%&*...

    Pintei os silenciosos de escape na cor marrom, para representar a coloração resultante do calor nas peças.

    Segue as imagens:

    Torre:






    Carroceria:







    Escapamento:




    Geral:










    5 comentários:

    1. eita fernandão!!! Vai de tanque agora??? Show heim!!! Dps vc me diz o que achou de montar um tanque!!! Abs!

      ResponderExcluir
    2. Grande Fernando, sua "tartaruguinha" com certeza vai ficar massa, antes de me retirar do Hobby montei alguns tanques em escala 1/35, quando criei verdadeira paixão pelos blindados.

      Vou continuar apreciando o desenvolvimento do bichinho.

      Abraço.

      Celso.

      ResponderExcluir
    3. Muito legal, Fernando!!! Vc bem que poderia trazer um qualquer dia pra eu ver pessoalmente, né???
      Bjs.

      ResponderExcluir
    4. Fala aí fernando!!!
      Obrigado pelos comentários! Ta quase no fim! n vejo a hora de terminar! Quero começar outro logo hehehehe!!

      E o tanque saí? Comprei dois tanques semana passada rapa!! hehee dps t mostro vc vai gostar! abs!

      ResponderExcluir
    5. fala fernandão!! Vai fundo rapá!!!! To loko pra ver esse tanque pronto!

      ResponderExcluir