segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Curtiss P-40 B Tomahawk - Academy - 1/72

P-40 B Força Aérea da China








style="font-weight: bold;">História:

O CURTISS P-40 é um avião para um tripulante, destinado ao combate aéreo e ataque ao solo. O protótipo voou pela primeira vez em 1938, sendo produzidos mais de 15.000 aviões de 1939 a 1944. Realizando missões em todos os teatros de operações, durante a Segunda Guerra Mundial, o “P-40” figura entre os mais importantes “caças” Aliados até 1944.

Quem foram os
"Flying Tigers" esquadrão que esse kit representa:

Por volta do início de 1930 o então Capitão Claire Lee Chennault formou e levou para diversas apresentações de vôos acrobáticos e de precisão, através dos EUA, um grupo de pilotos denominado de U.S. Army Air Corps Precision Flight Team.

Era um grupo pequeno formado por Chennault, e os Sargentos Billy McDonald e J.H. Williams, voavam três Boeing P-12 Biplanos e executavam diversas manobras com incrível precisão e risco.
Em 1937 após ter servido cerca de 20 anos na U.S. Army Air Corps, Chennault retirou-se do time acrobático e foi dispensado do serviço ativo, passando a reserva.

Entretanto na última apresentação do grupo, um expectador teria forte influência na vida de Chennault nos anos vindouros, tratava-se do General Mao Pang-tso da Força Aérea Chinesa.

O Líder da China Nacionalista na época era Chiang Kai-shek e a China necessitava de experientes aviadores para reorganizar sua força aérea.
Naqueles anos a China se via forçada a enviar todos os seus pilotos para os EUA com a finalidade de terminarem seus treinamentos em face de grande dificuldade de instrutores e inexistência de aeronaves.

De 1937 a 1941 Chennault tentou organizar na própria China, sua força aérea, assim como os programas de treinamento de cadetes, mas as dificuldades eram enormes devido à extensão do país e as características de cada uma das regiões.

Os cadetes continuavam a ser enviados para os EUA, mas efetivamente não houve progresso.
O Japão iniciava sua campanha de incursão em território chinês, a efetividade da força aérea era nenhuma em defender ataques as tropas chinesas, ou manter defesas sobre importantes linhas de abastecimento.

Desta forma em 1941, Chaing envia Chennault de volta aos EUA com o propósito de obter uma cooperação do Presidente Franklin D. Roosevelt.

A Irmã do Generalíssimo Chiang vivia em Washington D.C., Madame Chiang Kai-shek e tinha contato direto com o Presidente dos EUA, assim após uma entrevista o Sr.Roosevelt autorizou que Chennault retornasse a China com 100 caças Curtiss P-40 que iriam ser enviados originalmente para a Inglaterra.
Percebendo a importância de que a China fosse capaz de manter seu poderio aéreo, e frente ao fato de que quem mantinha a força aérea chinesa operacional era a URSS, e que esta estava sendo invadida pela Alemanha de Hitler e, portanto era impossível que mantivesse aeronaves no teatro de operações de Burma, secretamente, o Sr. Roosevelt ordenou que fosse realizado um recrutamento de militares aviadores com um contrato de um ano.

O pagamento era cerca de três vezes o que recebiam os militares da força aérea nos EUA. Nascia assim o Americam Volunteer Group.
Eles foram designados para a China e entraram naquele país como artistas, torneiros, carpinteiros, menos como pilotos ou técnicos em aeronaves.

Como muitos eram jovens e recém saídos das unidades de treinamento, Chennault iniciou um grande programa de treinamento e adaptação dos novos pilotos às condições de clima e ao Curtiss P-40.
No embarque para a China, Chennault perdeu um dos aviões, assim o AVG contava com 99 Curtiss, que foram divididos em 03 esquadrões. O primeiro era "Adam and Eve" (01 a 33), o segundo era o "Panda Bears" (34 a66) e o terceiro esquadrão o "Hell's Angels" com aviões numerados de 67 a 99.

Ao final dos treinos o AVG contava apenas com 55 aviões, muitos foram perdidos devido a panes no fraco motor Allison e 03 voluntários haviam morrido.
Em 07 de dezembro de 1941 o Japão atacou Pearl Harbor no Hawaii e em 08 de dezembro o AVG sob o comando de Chennault entrou em ação no Teatro de Operações da China-Burma-India (CBI), a primeira missão foi de proteger a Estrada de Burma, numa extensão de 600 milhas de estrada de terra que ligava Lashio e Kunming, mas de vital importância para a manutenção de suprimentos as tropas chinesas.

Rapidamente, outras missões seguiram-se, ataques ar-terra, interceptação de comboios japoneses, destruição de bases japonesas e defesa do espaço aéreo sobre CBI.
As táticas de Chennault eram posta em cheque dia a dia, e ele era capaz de traçar novos planos conforme cada novo desafio surgisse, desenvolveu um sistema de aviso de ataque aéreo contando com um arcaico sistema de comunicação usando todos os tipos de rádios existentes na China na época e utilizando-se da população que informava a presença de aeronaves e a região.

Não era preciso identificar a aeronave, bastava que informasse a região, como os únicos aviões existentes eram os do AVG, então só podiam ser Japoneses, assim Chennault acionava a base mais próxima para interceptação e destruição, este sistema foi denominado Jing Bow (ou Bao na China).
Diversos aeroportos de terra foram construídos e isto permitia uma distribuição dos aviões e pilotos que eram acionados conforme a proximidade dos inimigos. A fama do AVG assumiu proporções incríveis na imprensa americana bem como em outras nações. Em certa ocasião Winston Churchill chegou a comparar os feitos do AVG aos da RAF nos campos de Kent na Batalha da Inglaterra. O nome Flying Tigers - translação para o Inglês de Fei Hou foi uma homenagem de gratidão dos Chineses após o AVG ter atacado e destruído um grande número de aviões Japoneses sobre Kunming em 20 de dezembro de 1941.

Quando se completou o contrato de um ano do AVG em 4 de julho de 1942, a USAAF entrou no teatro de CBI. Por decisão presidencial o AVG foi transformado no 23rd Fighter Group, Chennault foi reengajado como Brigadeiro General e Primeiro Comandante.
O nome Flying Tigers foi adotado mais tarde pela 14th Air Force, mas os Tigres Voadores originais tinham servido como mercenários, sob o Comando de Chennault.

Após sete meses de intensos combates (Dezembro 1941 a Julho de 1942), os homens do AVG e seus P-40, tinham derrubado 296 aviões Japoneses (confirmados), mais cerca de 300 prováveis.

O Japão havia perdido 1500 pilotos, bombardeiros e operadores de metralhadoras alem de navegadores em combates aéreos. O AVG também destruiu 573 pontes, 1300 barcos, e inúmeros veículos de transporte de carga e armamentos japoneses, além de ter morto centenas de soldados do Exercito Imperial Japonês.
No dia em que o AVG foi desfeito eles ainda tinham 30 aviões prontos para combate, perderam 69 aviões e vinte e cinco pilotos.

Somente cinco pilotos permaneceram no 23rd FG, muitos retornaram para os EUA e outros foram voar C-46 e C47 da Índia para a China. Chennault retirou-se do USAAF como Major Brigadeiro algumas semanas antes da rendição japonesa.

Na cerimônia de rendição abordo do USS Missouri, Cheannault não estava presente, acredita-se que não foi convidado por não ter sido graduado em West Point e não ser "one of the boys" como são conhecidos.
Após a guerra Chennault foi o responsável pela reorganização da Linha Aérea Civil da China Nacionalista, que distribuía suprimentos através do país.

Ele morreu em Julho de 1958 de câncer de pulmão, no mesmo mês em que o Congresso Americano o promoveu a Tenente-General.

A lenda dos Tigres Voadores persiste, pois em um momento em que o Japão submetia duras perdas as forças aliadas no Teatro do Pacífico, o AVG mantinha incríveis vitórias sobre eles no Teatro da China.








O KIT:

O kit utilizado nessa montagem é um da marca Sul Coreana Academy na escala 1/72, representando o esquadrão Flying Tigers. Um kit simples, bem injetado, sem rebarbas e divertido, com poucas peças, porém requer a aplicação de massa put para emcobrir algumas imperfeições nas junções e evitar a marca de separação da fuzelagem.

Esse kit esta sendo montado "sob encomenda" para ser dado de presente a minha amada namorada =)

Foto do kit:





Spues e manual:







Dica material utilizado ótima combinação para diluir a massa, porém, cuidado com excesso:




Pintura interior com "interior green" e cinza azulado no porão das rodas:


Pintura das hélices com amarelo cádimo:



Colagem das asas, uma noite presas desse jeito:



Vista geral da bancada:


Fuzelagem e asas coladas, uma pequena quantidade de tinta para testar a cor:





Massa putty aplicada, detalhe para a fita adesiva aplicada para proteger as areas próximas a aplicação, ou seja a massa fica só na área desejada, depois de seca é mais fácil lixar sem estragar as linhas do kit.





Depois de lixada a massa plástica as primeas demãos de tinta, a cor da parte de cima o areia, talvez eu use outra cor mais escura e depois o verde que forma a camuglagem, e na parte inferior o blue sky que será a cor definitiva desta parte:






Terça-Feira 26/02/08

Voltando a postar: Pintei novamente o kit dessa vez com uma cor mais escura, pois vendo fotos os P-40 não eram tão claros como mostra a caixa, porém nem todos eram escuros, e como nesse hobby a criatividade impera e eu quero e me divertir não faço miniaturas legitimas, porém essa cor ficou bem legal e próxima do avião, lembrando que ainda falta a camuflagem em verde-escuro.

Piloto pintado e bomba com amarelo cádimo na ponta da ogiva:




Canopy mascarado com fita tamiya:




Canopy colado e hélices à frente para dar uma idéia de como ficará o modelo:



Quinta-Feira 28/02/08



Hoje realizei o mascaramento para poder fazer a camuflagem.

Utilizo massa adesiva Mult Tak que não são gordurosas e são reaproveitaveis e fita crepe comum (branca), e fita tamiya(amarela) e a azul (3m). Uso as tres para não ficaa nenhuma fresta por onde a tinta possa entrar e comprometer a área protegida.

O verde utilizado é o black green tinta acrilica fosca da marca corfix, diluida em cera brilho-fácil e limpa vidros vitréx (utilizei a marca Veja).

Segue as fotos da seqüência de mascaramento com massa, fita e pintura:










Segunda-Feira dia 03/03/08



Retirei as máscaras e gostei muito do resultado da camuflagem, dá trabalho mas o final é gratificante =)

Hoje colei os trens de pouso, as rodas estão brilhantes, mas depois de verniz fosco fica bem legal a coloração dos pneus onde usei um tipo de tinta metálica humbrol brilhante.

Agora falta os canhões sobre o nariz que precisam ser pintados, a aplicação de verniz brilhante, aplicação de decais, verniz brilhante para selar e depois o verniz fosco.

Hoje irei colar a bomba que resolvi pintar toda de verde olive drab.

Segue as fotos, falta pouco para o kit ficar pronto.








Quarta-Feira 05/03/08



Verniz brilhante (cera Brilho Fácil) aplicada. A aplicação dessa etapa é para preparar a superficie para aplicação dos decais.

Segue fotos:







Terça-Feira 11/03/08



Decais aplicados:

Decais de ótima qualidade amaciados com brilho-fácil e após secos uma nova cama da da cêra para selar os mesmos.


Segue as fotos:










Detalhe para o decal que mostra a vitimas do caça (bandeirinhas japonesas)



Amanhã aplico verniz spray fosco e encerro esse belo kit.



Quinta-Feira 13/03/08

KIT FINALIZADO !!!!

Pessoal enfim terminei esse belo e simpático kit !

na seqüência de fotos o verniz fosco em spray aplicado e ainda fresco e depois já seco e com as mácaras do canopy retirada:















Tentei fazer uma representação de pó de terra nos profundores (átras), pois farei uma base represenando uma pista de terra e tambem algumas marcas marrom na parte de baixo.















É isso ae pessoal kit finalizado e o resultado me agradou muito, recomendo esse kit para iniciantes e para modelistas com experiência, ótimo, fácil e barato o kit P-40 da Academy.

Espero que tenham gostado.


Abraços e até o próximo kit =)


Fernando

21 comentários:

  1. Ahh q lindo q ele está ficando..
    e a rigor a encomenda é minha!!!!

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  2. Oi Fê, td bem???
    Sua namorada vai adorar!!!
    Bjs.

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  3. Fernando ta ficando muuuito legal esse modelo! Que cor linda, qual tinta que é essa areia? Abs!!

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  4. Aiii ta ficando lindo meu novo xodo!!!
    adorei a cor mais escura e o azul!!!
    lindooo

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  5. Boa tarde

    Fernando sou iniciante tenho uma pequena coleção de 14 avioes e gostariAa de troca experiência e ideias, meu email é lg.junior1981@bol.com.br.

    abraços.

    luiz

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  6. Fala fernandão!!! MAta de curiosidade mesmo!! Tira logo essa máscara rapa!!! :)

    Ta ficando show!!! Abração!

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  7. Fala Fernando, ví seu blog através de uma busca por plastimodelismos.. gostaria muito de começar a colecionar modelos, mas infelizmente moro longe(Belém-PA) e por aki custa um pouco caro esse tipo de coisa, poderias indicar-me um site com bons preços?? e marcas tb,pois como sou iniciante, só conheço a revell.. muito obrigado desde já! E parabéns pelo blog, muito firme!

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  8. Fala Paulo blz ?

    primeiramente obrigado pela visita e pelo parabéns, ainda sou iniciante mas te digo que o hobby é d+ !!!

    Cara tem uma loja ótima em Recipe a maniadekit e o frete para sua cidade fica muito mais em conta doque para cá.

    outra dica

    entre para o fórum

    www.webkits.com.br

    foi onde aprendi tudo

    olha ae o endereço e contatos da loja mania de kit


    Pça. Dr. Lula Cabral de Melo, 68
    Galeria Via Roma Center, sobreloja 113
    Parnamirim
    (81) 3442-2534
    email: vendas@maniadekit.com.br


    Aguardo suas visitas e qualquer duvida que eu souber responder é só perguntar

    no fórum web kits eu sou o Fernando_RC


    grande abraço e valeu

    ah esse hobby é viciante rsrrsrs e existe alternativas para baratear bastante.

    []s

    Fernando

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  9. Paulo o site da loja é maniadekit.com.br

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  10. Aiii ta lindoo!!!
    poxa vida....quero ele pra mim ja!!
    hahahahahaha
    bem melhor sem a massa...rsrsrs
    vai ficar maravilhoso!!!

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  11. Fala Fernando!!!!!!!

    po valeu as dicas, pode deixar que assim que eu começar, vou entrar em contato ctg, pq sou zerado mesmo... vou dar uma olhada no site que vc indicou e começar a montar o qto antes!!!!!!

    obrigadão mesmo!!

    tah ficando firm esse tomahawk!
    abração!

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  12. Show de bola o modelo Fernando.

    Parabéns!!!

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  13. Eu quero!!
    Eu quero!!

    rrrrrs

    ta lindoooo

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  14. Show de bola Fernando!
    Já adicionei teu blog p/ futuras atualizações!

    Grande abraço

    Diego
    Canoas/RS

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  15. Fernando ficou show!!! Leva ele pro OPEN de campinas!!!!

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  16. Puts, belo blog, Fernando, deu até vontade de voltar à este velho hobby.

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  17. Fernando, ficou realmente muito bom seu modelo.

    Acabei de comprar um kit P40-C Tomahawk da Academy (1/48) que será meu primeiro kit. Fui buscar informações sobre o avião e encontrei o seu blog (muito legal também).

    Esta sensacional, parabéns!

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  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

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  19. Sou iniciante, gostei muito das dicas colocadas aqui.

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