segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

MIG-15 Fagot - Airfix - 1/72

Mig-15 Fagot - Força Aérea da Polônia


Photobucket


Photobucket




Histórico

Forte, durável e com grande poder de fogo. Peritos de aviação consideram o MiG-15 dos soviéticos um clássico em matéria de caça a jato.
O MIG-15 foi concebido em 1946 para atender exigência soviética: um interceptador de alta altitude que abatesse bombardeiros estratégicos. Os ateliês de projetos da Mikoyan-Gurevich (MIG) prepararam uma aeronave de asas enflexadas, usando muitas idéias obtidas dos alemães.

Não existia motor adequado, até que em 1947 o governo inglês vendeu 25 motores Rolls Royce Nene para a Rússia.
Imediatamente copiaram a potente turbina e puseram em produção. Todos países aliados à Rússia receberam o MIG-15 que ficou em serviço até meados de 1990. Foram construídos cerca de 16.000 exemplares.

O armamento básico compreendia de dois canhões NS-23 de 23 mm e um canhão NR-37, todos montados num conjunto destacável. O MiG-15 podia transportar sob as asas tanques encaixados de 250 L; ou em dois cabides, tanques auxiliares de 600 l, ou ainda bombas de 250 kg ou casulos de foguetes. As entregas a PVO começaram em outubro de 1948.

Durante a Guerra da Coréia, os pilotos da ONU ficaram impressionados, já que ele superava com facilidade os caças a pistão e os primitivos jatos da USAF e de outras forças aliadas na Coréia, uma superioridade que nem mesmo a introdução do F-86 Sabre conseguiu neutralizar satisfatoriamente. Os pilotos chineses e coreanos, entretanto, eram muito inexperientes, o. que provocou pesadas perdas entre os caças comunistas.  A versão bi-place (dois lugares) para treinamento avançado é o designado Mig-15 UTI Operadores: ex-URSS (PVO), China, Paises do extinto Pacto de Vasóvia , Coréia do Norte, Egito, 


Na foto um MIG-15 Fagot da extinta Força Aérea Soviética (URSS)



O KIT: 



Nesse trabalho foi utilizado o kit da marca inglesa AIRFIX na escala 1/72 que representa o MIG-15 Fagot , que é a versão monoplace de combate.
Um kit simples, fácil de montar, com bons encaixes, divertido e rapido.
Pode ser montado nas versões soviética e polonesa e as unicas opções é com ou sem tanques elijiveis de combustivel sobre as asas. (optei por colocar, sempre coloco tudo oque é disponivel nos kits).
Não usei massa putty e a unica mudança que fiz, foi usar uma mini retifica para aumentar e acertar a furação dos tanques de combustivel.
Segue foto da caixa :





Montagem:

 
Demorei um mês para concluir esse kit.


Apresentação da fuselagem manual e asas:





Utilizei um assento de resina e pintei o interior com esmerald green da gunze para dar o verde caracteristico das aeronaves soviéticas.



Colagem das asas:




A fuselagem colada com as asas e profundores:





Porões de rodas pintados:



Verificando a "empenagem" das asas para ver se estão alinhadas:



Aplicação do vermelho nas cavidades dos freios aerodinamicos e interior da entrada de ar, e preto nas reaizes das asas:




Mascaramento para aplicação da primeira demão de prata nº 11 da Humbroll:




Primeira demão de humbroll 11:



Pintura inferior:



Depois de seco:







Trens de pouso colados:



Freios aerodinamicos colados:







Canhões pintados:



Quarta-Feira 30/01/2008:

Decais aplicados:





Sexta-Feira 08/02/08


Finalizado !!


Finalmente terminei o MIG-15. Gostei muito do resultado final, após a aplicação da segunda camada de verniz brilhante, para selar os decais e após seco a aplicação do verniz fosco em spray da marca Acrilex, que tirou o brilho e evitou o efeito de silveringnos decais.

Recomendo esse kit para iniciantes e veteranos, apesar de raro de achar no Brasil é um kit fácil e de final gratificante, não me deu dor de cabeça, pelo ao contrário, foi muito legal monta-lo.

Agora tenho mais um membro da familia Mig na minha coleção.

Segue as fotos:

Aplicação de verniz fosco:







Kit Finalizado:



















É isso aê, espero que tenham gostado, dúvidas podem deixar nos comentários, o próximo kit é um P-40 B.
Até lá

Abraços

Fernando

3 comentários:

  1. Caraca fernando!! Que show esse kit!!!

    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ai q lindoooo!!!!!
    Hum to vendo q esse vai ser meu xodó tb!!!
    Agora to curiosa pra ver meu P-40
    rsrsrsrsr
    bjoss

    ResponderExcluir