quarta-feira, 11 de julho de 2007

Hawker Hunter FGA.9 escala 1/72 da Airfix

Hawker Hunter da RAF - Real Força Aérea Britânica






Apresentação:

Meu 4º kit montado, sendo o último a pincel


História:

O principal caça inglês dos anos 50/60, foi caça padrão inglês da guerra fria nos anos 60 e 70 na sua versão mais potente e equipada FGA9.

Serviu a RAF
Royal Air Force por varios anos além de mais 19 paises, tendo entrado em combate inumeras vezes em diversos paises , inclusive durante a ditadura no vizinho Chile. Foram produzidos um total de 1972 aviões Inicialmente projetado para caça de defesa aérea armado com quatro canhões ADEN de 30 mm, podia tambem cumprir missões de ataque ao solo, função essa que foi aprimorada nas versões posteriores, podendo transportar casulos de foguetes não teleguiados de diversos calibres, bombas convencionais, cargas de Napalm. Era um caça diurno com limitada capacidade para uso sob mal tempo, era equipado com um radar Ekco Ranging . Entrou em serviço na RAF em 1956 e foi retirado de serviço em 1980.


O KIT:

O kit utilizado foi um da marca inglesa Airfix na escala 1/72. Na minha opnião um kit simples e fácil. nivel de detalhamento aceitável, baixo relevo e de encaixes faceis. O cockpit é pobre, bem simples, mas pode ser substituido por um kit de resina, no meu caso montei original, pois para mim a diversão vem em primeiro lugar. Utilizei massa putty apenas nas junções das asas com a fuzelagem, pois a folga que fica é evidente. Mas nada que paciência não resolva, após seca e lixada a marca de junção desaparece, ficando muito apresentável.


Montagem:

Infelizmente não fotografei a montagem passo-à-passo desse kit, portanto resumirei.

A grade (sprue), vem separada e cm varias partes solta na caixa sem plástico, no estilo da Airfix mesmo, porém não faltou nenhuma parte, inclusive as transparencias vem sem acondicionamento plástico, porém veio tudo em ordem, inclusive os decais.

Utilizei 3 marcas e 2 tipos de tintas nesse kit, que são: Acrilicas: cinza - profundo corfix, verde-esmeralda acrilex (foscas) Esmalte sintético Humbroll: prata e branco acetinado Como utilizei acrilicas apliquei uma demão de primer para metais corfix diluido em água, que após seco foi lixado de leve.

Utilizei fita crepe para fazer o mascaramento da secção lateral, a linha de divisão de cores da parte de cima e de baixo. Primeiro foi aplicada o cinza com pincel Tamiya na parte superior toda. Após seco (24 horas), fiz o mascaramento da camuflagem com mascára liquida acrilex, que seca em 20 minutos, porém prefiro aplicar a segunda tinta somente no dia seguinte.

A segunda cor foi o verde aplicado com pincel macio e chato tamiya nas regiões escolhidas e devidamente mascaradas. A sequir após a pintura superior estar seca, efetuei a pintura da parte inferior com a cor prata n 11 da Humbroll, que por sinal foi minha primeira experiencia com essa tinta e a considerei fantastica, foi diluida em solvente inodoro ecosolv. por ultimo pintei a parte inferior dos tanques de combustivel e lançadores de foguetes de branco acetinado.

A parte mais trabalhosa para mim é a pintura do canopy, na qual uso a receita cola branca+ detegente de cozinha e aplico com palito de dente, deixando apenas as partes a serem pintadas descobertas.



Decais:

Os decais airfix são sensiveis, e foram amaciados e aplicados com cera Brilho-Fácil, porem devem ter atenção redobrada, pois rasgam facilmente. Nesse kit vem diuas versões para esquadrões da RAF.


Verniz:

Por último como em todos os kits que monto, aplico verniz fosco em spray da marca acriléx, para selar os decais e selar o kit inteiro, impedindo a fixação de poeira, e o descascamento da pintura em virtude do tempo.


Kit Finalizado:






















Conclusão:

Um kit fácil e divertido de se montar, ótimo para inciantes no hobby, pretendo montar outro identico nas cores da Força Aérea do Iraque ou Omã.

Espero que tenham gostado, o próximo kit será pintado com aerógrafo.

Grande abraço a todos.

Fernando

2 comentários:

  1. E aí Fernando??

    Qd vms ter outro modelinho heim???

    Abração!!

    ResponderExcluir
  2. Fala Juliano blz ?

    Já estou providenciando o próximo que será o Spad XIII feito no aerografo !

    []s

    ResponderExcluir